Estudo: metade dos consumidores aponta falhas em canais digitais

Pesquisa mostra lacuna entre percepção de empresas e clientes sobre experiência oferecida em canais automatizados

Author Photo
1:25 pm - 28 de setembro de 2021
canais digitais

Oferecer uma experiência positiva ao consumidor nos canais digitais ainda é um desafio para as empresas. Um estudo conduzido pela NTT revela que 38% dos consumidores dizem que sistemas de consumer experience (CX) melhoraram durante a pandemia, enquanto 52% reportam falhas devido à tecnologia e serviços limitados.

Mais de 40% dos clientes experimentam falhas devido a canais digitais que não entendem suas dúvidas e apenas 35% afirmam estar muito satisfeitos com as soluções de CX automatizadas. Diante disso, a pesquisa destaca que há uma lacuna entre as percepções de empresas e consumidores.

Os dados apontam que 75% das organizações são responsáveis por assegurar o CX no nível de diretoria, comparado aos de 35% no ano passado. Já taxa de organizações com estratégias de CX “avançadas ou completas” mais que dobrou, saltando de 28% no ano passado para 71%. O índice de organizações que declaram estar ‘muito satisfeitas’ com seu CX avançou para 45%, acima dos 10% em 2020.

Leia mais: Em um ano, volume de ransomware cai, mas ataques estão mais direcionados

De modo geral, o relatório evidencia que a maioria das empresas espera que a experiência do consumidor seja automatizada em um ano, com fluxos de trabalho manipulados por inteligência artificial e robótica subindo de 32% para 51%. Mais de um quinto dos respondentes acreditam que essas tecnologias entregam resultados além das expectativas.

“A materialização da nova tecnologia no espaço do CX é empolgante, mas o foco final sempre precisa estar nas pessoas”, analisou Rob Allman, vice-presidente de customer experience da NTT em relação ao descompasso entre percepções de clientes e companhias.

Para o próximo ano, as empresas priorizarão a implementação de assistentes de IA ativadas por voz (52%), automação de processos robóticos (48%) e assistentes de AI baseadas na web (45%). De acordo com o estudo, essas tecnologias permitirão às empresas se diferenciarem, ao resolver de forma eficaz os desafios dos clientes.

Interação humana

A maioria absoluta (94%) dos tomadores de tomadores de decisão de CX entrevistados concorda que o suporte liderado por humanos ainda é um fator crítico. Por outro lado, menos da metade possui a tecnologia necessária para oferecer suporte total aos colaboradores remotos do CX. Já 38% dos consumidores compartilham que o maior motivo para evitar canais digitais é que a preferência por falar com um humano.

“É claro, a tecnologia tem sempre aumentado as capacidades humanas”, conclui Allman. “Este ano, a mensagem-chave do CXBR é empoderar clientes e funcionários por meio do uso de dados e da tecnologia guiada por IA. As pessoas precisam ser o centro de qualquer estratégia de CX, com a tecnologia a serviço de experiências melhores de colaboradores e de clientes que criam valores”.

Para a realização do levantamento, a NTT entrevistou 1.359 profissionais de 34 mercados globais e 14 setores diferentes. O estudo também incluiu uma pesquisa de opinião dos consumidores (VoC), que contou com 1.402 entrevistados.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.