Estudo mostra eficácia do RFID para evitar distorções no estoque

O RFID (na sigla em inglês, Radio-Frequency Identification), método de identificação automática feita por meio de sinais de rádio, recupera e armazena dados remotamente por meio de dispositivos denominados etiquetas. Uma pesquisa recente realizada pelo Platt Retail Institute, em parceria com a Macy’s, do IHL Group, e da consultoria Kurt Salmon, destaca a importância deste tipo de tecnologia na precisão de estoque das grandes redes varejistas

O estudo Retail’s Inventory Distortion Problem: Sizing it all up (Problema de Distorção do Estoque no Varejo: Avaliação Total), mostra o que representa a distorção do estoque para os varejistas, em todo o mundo. A combinação de mercadorias fora de estoque (out-of-stocks – OOS) com excesso de estoque é um problema de aproximadamente US$1,1 trilhão para a indústria de varejo. Este problema impede que os varejistas tenham confiança na disponibilidade do estoque, fazendo com que sejam cautelosos ao utilizar todas as quantidades de um item para atender os pedidos de vendas on-line e nas lojas. O relatório aponta que o risco para o cliente é muito grande e a perda é de uma média de 8,7% do total de vendas, devido à alta imprecisão.

A Tyco Retail Solutions, que também examinou a importância do RFID na garantia da precisão do estoque e habilitação do atendimento dos pedidos nas lojas, destaca que a pesquisa confirma que a tecnologia combate a distorção do estoque e aumenta sua precisão e visibilidade do estoque, considerado a base essencial para o comércio de grandes redes que vendem seus produtos em diferentes canais (lojas físicas e on-line).

Ainda de acordo com o estudo, os lojistas classificaram como principais desafios dos dias de hoje: 1) necessidade de oferta de mais opções para o atendimento dos pedidos dos clientes (55%); 2) maior visibilidade do estoque (33%); 3) aumento dos lucros operacionais (30%). Com uma visibilidade imprecisa do estoque, os varejistas têm dificuldade para implementar com sucesso as iniciativas de comércio unificado (vendas em diversos canais) devido à incapacidade de atendimento a um custo eficiente de demandas do tipo “compre em qualquer lugar, pegue em qualquer lugar”.

“Os clientes estão à procura de produtos onde e quando querem. Por isso, os varejistas devem priorizar a implementação de uma tecnologia que dê suporte à estratégia de comércio unificado”, disse Brent Brown, vice-presidente e gerente geral de Inteligência de Estoque e IoT da Tyco Retail Solutions. “As soluções baseadas em RFID permitem que os varejistas tenham confiança na contagem do estoque em tempo real para atender às expectativas do cliente e maximizar os resultados dos negócios”, completa.

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