Mais lidas
1

Inovação

Amy Webb: Líderes precisam saber diferenciar 'tendências' e 'modas' na tecnologia

2

Inovação

As 100+ Inovadoras no Uso de TI: o ranking de 2022!

3

Inovação

Dell: inovação depende de se livrar de amarras

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
  • Home >  
  • Notícias

Estudo: 80% dos consumidores online aceitam recomendações de IA

Pesquisa da Ilumeo aponta que inteligência artificial é mais aceita por consumidores frequentes e mais jovens

Redação
17:04 pm - 27 de abril de 2021
Adobe Stock

Agentes de recomendação personalizando o atendimento em e-commerce se tornaram comuns. Sejam algoritmos usando inteligência artificial e dados dos usuários para mapear preferências ou humanos fazendo curadoria, eles ganharam a simpatia dos consumidores brasileiros: 80% se dizem dispostos a aceitar ajuda de uma IA para tomar uma decisão de compra, e 20% já o fazem.

É o que revela um estudo um estudo da Ilumeo, consultoria de data science, que realizou uma pesquisa no fim de 2020. Foram ouvidos aproximadamente 2 mil pessoas que haviam tido interações recentes com algum tipo de recomendador.

Entre os brasileiros que compram online com muita frequência, o número dos que já aceitam recomendações de uma IA é de 32%. Dentro desse subgrupo, 32% se dizem mais afeitos a delegar a escolha para uma IA do que para um recomendador humano (31%).

Leia mais: Golpe no Pix: o que fazer quando for vítima de um

Segundo a empresa, isso acontece pela percepção geral positiva que as pessoas têm desses agentes de recomendação, com 65% declarando que os acham úteis. A mesma percepção em relação a humanos é apenas 4% maior. Entre jovens de 18 a 24 anos, 66% acreditam que a recomendação por IA é útil, enquanto 64% acham o mesmo sobre humanos.

“Tanto as faixas etárias mais jovens, entre 18 e 24 anos, quanto os chamados heavy users de e-commerce têm uma avaliação geral melhor dos agentes de recomendação baseados em inteligência artificial do que a média geral da amostra”, diz Otávio Freire, cofundador e head of science da Ilumeo. “Isso reflete uma maior intenção de adoção da tecnologia.”

Os dados obtidos indicam também impacto no comportamento do consumidor: ao menos 25% dos brasileiros têm propensão a pagar mais por um serviço que tenha um recomendador. Esse número vai para 38% entre aqueles que têm maior frequência de compras online.

Confiança crescente

Segundo a Ilumeo, essas avaliações mostram que os recomendadores via IA estão ganhando mais espaço e criando um elo de confiança com os consumidores. Em torno de 50% dos respondentes do estudo declaram confiar nas recomendações e acreditam que elas são personalizadas para eles. Entre aqueles que compram com mais frequência online, o número sobe para 58%.

Uma das hipóteses para a popularidade dessa tecnologia pode ser a facilidade de utilização, diz a empresa de estudos. 19% dos respondentes perceberam que há mais esforço para interagir com um recomendador humano, enquanto 17% sentiram o mesmo com máquinas. Para os mais jovens, a percepção de esforço para interagir com humanos sobe para 25%.

O estudo completo pode ser baixado nesse link.

Tags:
compras
e-commerce
IA
Ilumeo
inteligência artificial
recomendação
recomendador
Em alta

Inovação

Amy Webb: Líderes precisam saber diferenciar 'tendências' e 'modas' na tecnologia
Em alta

Inovação

As 100+ Inovadoras no Uso de TI: o ranking de 2022!
Em alta

Inovação

Dell: inovação depende de se livrar de amarras
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados