Estudo: 70% dos corretores de imóveis brasileiros usam CRM

Pesquisa da Facilita e da Datastore mostra profissionais digitalizados e usando tecnologia para aumentar autonomia

Author Photo
6:35 pm - 15 de março de 2021
corretor de imóveis com tablet

A Facilita, startup desenvolvedora de um aplicativo para gestão de venda de imóveis, anunciou uma pesquisa sobre o processo de transformação digital dos corretores imobiliários brasileiros. Descobriu que 64% deles são adeptos de tecnologias. A busca por desenvolvimento de habilidades em marketing digital é alvo de 84% dos corretores, e 79% trabalham com computadores e celulares diariamente. Mas apenas 19% utilizam apenas o telefone móvel, o que segundo a empresa reflete a falta de aplicativos voltados para este público.

Sete em dez (70%) corretores de imóveis disseram utilizar ferramentas digitais para relacionamento, como CRMs.

O mapeamento foi feito em parceria com a Datastore. Foram 629 respondentes: 50% corretores autônomos, 42% filiados a incorporadoras ou imobiliárias e 8% com vínculos trabalhistas.

Leia mais: QuintoAndar usa inteligência artificial para definir preço de aluguéis

Segundo, Glauco Farnezi, CEO da Facilita, a pesquisa mostra que já há mais corretores “digitais do que tradicionais”, e mesmo profissionais mais resistentes à tecnologia “já notaram a necessidade de otimizar sua rotina, não somente para gerar mais vendas, mas para se manterem competitivos”, diz o executivo.

Desafios e necessidades

Para 42% dos corretores de imóveis, gerar leads é o maior obstáculo da profissão, enquanto 40% acredita que seja organizar atendimentos. Para atrair e manter contato com possíveis compradores, 80% dos corretores utilizam o WhatsApp, e 70% apostam em anúncios online para gerar leads. O valor do investimento feito nesses sites é, em média, R$ 375 mensais.

A pesquisa mostra a tecnologia como apoiadora do desejo por autonomia e liberdade por parte dos corretores, pois ela é apontada como capaz de trazer resultados para os profissionais autônomos sem dependência de construtoras e incorporadoras. 58% dos profissionais ouvidos optam por treinamentos online para se desenvolverem, o que significa que estão buscando compreensão e profissionalização.

A pesquisa completa está disponível nesse link.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.