QuintoAndar usa inteligência artificial para definir preço de aluguéis

Smart Pricing já foi utilizado em mais de 20 mil imóveis e garante valores justos para inquilinos, segundo a startup do ramo imobiliário

Author Photo
6:00 pm - 18 de setembro de 2020
quintoandar smart pricing
O QuintoAndar divulgou nesta sexta-feira (18) um sistema que usa inteligência artificial na precificação dos aluguéis em sua plataforma. A ideia da startup é oferecer rapidez e melhor retorno aos proprietários, assim como os preços mais justos para inquilinos. O ‘Smart Pricing’ do QuintoAndar cruza centenas de variáveis e o histórico de centenas de milhares de imóveis para chegar no preço ideal para cada imóvel específico.

De acordo com a marca, que tem mais de R$ 30 bilhões em ativos sob gestão, a ferramenta de preço inteligente já foi usado em mais de 20 mil imóveis alugados pelo QuintoAndar.
A ferramenta leva em conta características únicas do imóvel, como seu estado de conservação, andar, se é ensolarado ou não. Além disso, avalia condições de mercado, como: localização do imóvel, demanda e oferta na região. O preço no recurso Smart Pricing é definido por fatores reais, e não por estimativas baseadas em informações insuficientes e pouco profundas, segundo o QuintoAndar.

“Os proprietários precisam de uma referência sólida para e achar o melhor equilíbrio entre preço do aluguel e o tempo de vacância dos seus imóveis para otimizar o seu retorno com um valor justo para ele e para o inquilino. Eles precisam de dados para fazer isso e a gente tem esses dados, em volume, detalhe e precisão muito maior que qualquer outra empresa do nosso mercado. O Preço Inteligente foi tão natural para a gente quanto se tornou poderoso para o proprietário”, diz Gabriel Braga, CEO do QuintoAndar.
“O dono do imóvel agora tem a segurança de que não vai ficar tempo demais sem alugar por estar pedindo um valor alto demais e que não vai deixar dinheiro na mesa, por pedir um valor muito baixo”, complementa Braga.

Preço Inteligente: desenvolvimento interno

Ao anunciar um imóvel no QuintoAndar, os proprietários podem escolher entre definir eles mesmos o preço do aluguel ou ativar o Preço Inteligente. Os imóveis que têm a ferramenta ativada são disponibilizados com um preço otimista e passam por calibragens periódicas até alcançar o preço ideal. Essa calibragem leva como base suas características próprias e o contexto de mercado.
O recurso Preço Inteligente foi desenvolvido pela equipe interna do QuintoAndar e não tem custo adicional para os clientes da plataforma. Caso o proprietário opte por voltar definir o preço final manualmente, pode desativar o serviço a qualquer momento.
Recentemente, a startup indicou que o patamar de aluguéis e compra de imóveis havia voltado para o mesmo nível que estavam antes da pandemia. Por outro lado, a marca pagou mais de R$ 50 milhões em aluguéis atrasados neste período, por conta do aumento da inadimplência.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.