Estudo: 69% dos usuários afirmam não viver sem internet no celular

Oito em cada 10 pessoas acessam a web em dispositivos móveis. Compras e pagamentos mobile também aumentaram durante a pandemia, diz estudo

Author Photo
6:17 pm - 22 de março de 2021

Segundo a edição de março do Data Stories, estudo produzido mensalmente pela Kantar IBOPE Media, 69% das pessoas que acessaram a internet por dispositivos móveis afirmam não viver sem ela no celular. Oito em cada 10 pessoas acessam a internet através de dispositivos móveis, o que representa 84% dos respondentes. Os números são realmente expressivos: houve aumento de 220% nos últimos 10 anos e 24% da população como usuários exclusivos de aparelhos mobile para conexão.

Conveniência é a palavra chave para quem acessa a internet pelo device para serviços. 74% dos usuários de internet via dispositivos mobile possuem serviço de pagamento de compras diretamente pelo smartphone e 55% realizaram compras online nos últimos 3 meses. Durante a pandemia, 78% deles aumentaram ou começaram a comprar online serviços com entrega delivery e 63% a comprar alimentos com entrega delivery.

Leia também: 5 erros para evitar na criação de uma startup

O acesso mobile também diminuiu distâncias e aproximou pessoas, com 74% dos usuários desse tipo de aparelho utilizando algum serviço de mensagem instantânea ou e-mail, sendo que 45% aumentaram o uso de serviços de mensagens instantâneas na pandemia.

Entretenimento em mãos

Entre quem acessou a internet por dispositivos móveis durante a pandemia, 50% leram notícias por esse tipo de aparelho, 86% consideram importante que os sites que visitam inspirem confiança e 62% só compartilharam a informação depois de checar se a fonte é confiável.

Os aplicativos e jogos para celular e tablet tiveram destaque como opção de entretenimento, indicando que 62% dos usuários de aparelhos mobile jogaram games online durante a pandemia. Os vídeos online também foram assistidos pelos aparelhos móveis de 81% dos usuários. Os cinco tipos mais assistidos foram notícias (36%), séries internacionais (34%), comédia (31%), Comida/Bebida/Culinária (25%) e animações (22%).

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.