Estudo: 69% dos líderes de TI consideram o débito técnico uma ameaça para a inovação

Pesquisa da OutSystems revela que as empresas gastam quase um terço dos orçamentos de TI com questões relacionadas ao débito técnico

Author Photo
4:36 pm - 15 de junho de 2021

Quase sete em cada dez (69%) líderes de TI dizem que o débito técnico é uma grande ameaça para que as empresas inovem. O termo designa um projeto ou escolha de desenvolvimento feitos a curto prazo, mas que tem consequências de longo prazo. Esse resultado faz parte de um estudo da OutSystems, empresa especialista em desenvolvimento de aplicativos.

O estudo é baseado em uma pesquisa global que ouviu 500 líderes de TI de empresas de diferentes tamanhos. A pesquisa online foi realizada em parceria com a Lucid em maio de 2021 em diversos países, incluindo o Brasil. Os entrevistados são de vários setores, incluindo finanças, varejo, saúde, educação e outros.

“A combinação entre o código antigo e a nova geração de aplicativos, inclusive os móveis, e a expansão do SaaS [software como serviço] estão roubando recursos, tempo e capacidade das organizações de inovar”, diz em comunicado Paulo Rosado, CEO e fundador da OutSystems. “Este relatório prova que o débito técnico continuará a aumentar e requer uma nova abordagem para superá-lo e inovar em ritmo e escala para uma verdadeira vantagem competitiva”.

Segundo o relatório, a maioria (69%) dos líderes de TI dizem que o débito técnico limita a capacidade de inovar, 61% que prejudica o desempenho da empresa e 64% que ele continuará a ter impacto no futuro. É um problema que também gera custos: as empresas gastam aproximadamente um terço do orçamento de TI para lidar com a questão – e em empreendimentos esse investimento pode ser de até 41%.

Causas e caminhos

Não há uma única causa para o débito técnico, embora os líderes de TI apontem as muitas linguagens e frameworks de desenvolvimento (52%), a rotatividade na equipe de desenvolvimento (49%) e a aceitação de más-funcionalidades para cumprir os prazos de lançamento (43%). Apenas 20% dizem que o débito de tecnologia é algo que estão administrando bem, apesar de 36% informarem que serão capazes de gerenciar o problema no futuro.

Outra descoberta do relatório é que o débito técnico aumenta à medida em que as empresas crescem. Elas gastam 41% do orçamento em TI no débito técnico, enquanto as pequenas empresas gastam 27%.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.