Recuperação, segurança e liberdade pautam estratégia da Veeam

Veeam mira discurso em recuperação, não mais em backup, ajudando negócios a superarem problemas de segurança rapidamente

Author Photo
9:01 am - 24 de maio de 2023

Nascida há 16 anos, a Veeam tem recuperação, segurança e liberdade como a tríade da sua estratégia para proteger os mais de 16 exabytes de dados dos seus clientes. Essa premissa, segundo Anand Eswaran, CEO da Veeam, resistiu ao teste do tempo. Por isso, toda e qualquer decisão de produto é baseada nessa visão.

“Flexibilidade, confiabilidade, recuperação instantânea e mobilidade são nossas marcas. Flexibilidade significa proteger dados de maneira resiliente e ter a filosofia de trabalhar com padrões abertos. Confiabilidade e recuperação instantânea significam manter o dinheiro da sua empresa, não importa o que aconteça, de desastres e ransomware. E desde o primeiro dia, a mobilidade e a liberdade permitem trabalhar rapidamente”, explicou o executivo durante o VeeamON, que acontece nesta semana em Miami*, nos Estados Unidos.

Em conversa com o IT Forum, Eswaran lembrou que backup, que é a essência da empresa, é um processo. “Mas se você não pode se recuperar, está morto. E é por isso que a primeira das maiores inovações é a recuperação instantânea. A capacidade de clicar em um botão. Hoje, isso já acontece sem onerar o bolso”, conta, lembrando que agora recuperação é a bandeira da companhia.

Danny Allan, CTO da Veeam, revelou que somente nos últimos 12 meses, a Veeam lançou 24 produtos. Eswaran destacou no palco do evento o Veeam Data Platform, plataforma que oferece segurança de dados, recuperação e recursos de nuvem híbrida, tudo isso com o respaldo de orquestração, que permite rápida recuperação. “A tecnologia provê mais segurança do que antes, com base em três camadas: orquestração de recuperação comprovada, monitoramento e análise proativos, backup seguro e recuperação rápida”, detalha ele.

Segundo o executivo, a empresa também tem sido o provedor de confiança e parceira dos principais provedores de cloud do mercado, como Amazon Web Service (AWS), Google Cloud e Azure, da Microsoft. Para se ter uma ideia, ainda, a Veeam possui mais de 15 milhões de usuários pagos do seu software de backup Microsoft 365 e lançou recentemente suporte para Salesforce.

Leia também: Cibersegurança: 7 fatores que impactam a proteção de dados

A companhia também integrou ao seu grupo de parceiros a ServiceNow por meio de uma integração bidirecional com configuração automática de políticas à medida que novos aplicativos são implantados. São mais de 300 tipos de alertas gerados pelo sistema. Com isso, a Veeam abre, automaticamente, um ticket se um backup falhar para que os times possam atuar rapidamente.

“Mais de 6 mil clientes usam nossas soluções para proteger as nuvens da AWS, Azure e Google. Isso porque, os dados hospedados na nuvem não se protegem. O modelo de responsabilidade compartilhada recai claramente sobre o cliente e não sobre o fornecedor de energia”, destaca, reforçando a necessidade de pensar sobre a recuperação de dados também na nuvem.

Reforço contra ransomware

Preocupada com o rápido avanço do sequestro de dados digitais, o ransomware, a Veaam aproveitou seu evento anual para lançar o Kasten K10 da Veeam V6, que mira a segurança e a capacidade de recuperação de contêineres.

A nova versão, que chegará ao mercado no final do segundo trimestre, segundo a empresa, inclui recursos que ajudarão a dimensionar a proteção de dados nativa da nuvem com mais eficiência, proteger aplicações e dados contra ataques de ransomware, além de aumentar a acessibilidade adicionando integrações nativas da nuvem.

Futuro do backup

Como não poderia deixar de ser, o setor que atua a Veeam está evoluindo rapidamente. Para o CEO da Veeam, o mercado de segurança da informação está convergindo para se unir à inteligência artificial (IA), ganhando mais força para as estratégias de recuperação das empresas. Afinal, o mercado já não fala mais em backup e, sim, capacidade de recuperação.

“IA chega para ajudar clientes a usar recursos e entender os dados. É aí que vejo o futuro, que é a proteção de dados, segurança e gerenciamento de dados se unindo para criar um grande valor para o cliente”, finaliza.

*A jornalista viajou a convite da Veeam

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.