Inovação e diversidade: a estratégia de crescimento da TCS no Brasil

Em entrevista ao IT Forum, eles comentaram a estratégia de crescimento da empresa no Brasil.

Author Photo
1:36 pm - 26 de junho de 2024
Tushar Parikh, head BFSI da América Latina, e Bruno Rocha, country manager do Brasil, ambos da TCS. Imagens: divulgação

Durante o Febraban Tech 2024, Tushar Parikh, head BFSI da América Latina, e Bruno Rocha, country manager do Brasil, ambos da Tata Consultancy Services (TCS), destacaram os avanços da empresa na América Latina, com foco em inteligência artificial (IA) e geração de empregos. Em entrevista ao IT Forum, eles comentaram a estratégia de crescimento da empresa no Brasil.

Parikh ressaltou que a integração da IA em diversos setores é uma prioridade para a TCS neste momento. “Estamos trabalhando em pilotos e diferentes iniciativas de IA para nossos clientes na América Latina. Nossa ferramenta global, WisdomNext, expande a IA para indústrias como bancos, seguros, manufatura e energia”, destacou. Segundo ele, essa ferramenta já foi implementada em vários clientes globais, e uma demonstração estava disponível no evento. 

Entretanto, quando se fala em IA, a preocupação com segurança surge imediatamente, especialmente no setor bancário, que é alvo de diversos ataques. “A IA pode personalizar os serviços, mas a segurança deve ser uma prioridade. Os bancos precisam garantir um uso ético da IA, balanceando benefícios e riscos”, explicou Parikh. 

Leia mais: TCS anuncia novo delivery center em Londrina e quer dobrar número de funcionários na região 

Para abarcar toda a complexidade e avanço dessas tecnologias emergentes, existe a necessidade de investir em mão de obra qualificada, um dos grandes desafios no mercado de tecnologia. Com isso em mente, a TCS está expandindo suas operações na América Latina, com investimentos significativos no Brasil. “Temos planos para um campus com capacidade para 5 mil posições, começando com 1.600. Vamos investir em treinamento e desenvolvimento de pessoas em tecnologias como IA, cloud e cibersegurança”, informou Rocha, CEO da TCS no Brasil. Além disso, a empresa está estabelecendo seu primeiro centro de inovação no Hemisfério Sul, em parceria com o INSPER. 

E como inovação e diversidade andam juntas, o country manager afirma que a companhia também está focada em promover a inclusão e diversidade no local de trabalho. “Temos estratégias específicas para comunidades LGBTQIA+, mulheres, negros e pessoas com necessidades especiais. Em Londrina, 6,5% de nossos funcionários são pessoas com necessidades especiais, com a meta de alcançar 10%”, explicou o executivo. “A empresa mantém programas internos para garantir o engajamento e promoção dessas comunidades.” 

O resultado de todas essas iniciativas é uma alta expectativa de crescimento da TCS no Brasil, impulsionada por investimentos contínuos em tecnologia e desenvolvimento de talentos. “Estamos crescendo a dois dígitos há uma década e planejamos acelerar ainda mais com os novos investimentos”, concluiu Rocha. 

A TCS está presente no Brasil há mais de duas décadas. Além de Londrina, a empresa possui operações em São Paulo e Rio de Janeiro, somando um total de 5,6 mil colaboradores. A companhia atende mais de 140 clientes no país, atuando em setores como bancos, seguros, mineração, varejo e telecomunicações.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Pamela Sousa

Redatora no IT Forum, é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria, RS. Com 2 anos de experiência em produção de conteúdo, concentra-se na elaboração de reportagens e artigos jornalísticos.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.