Categories: Notícias

Estratégia de comércio digital deve ser holística para garantir vantagem competitiva

Organizações que conseguirem desenvolver, implementar e executar com êxito uma estratégia de comércio digital holística irão obter e manter vantagem competitiva, de acordo com análise feita pela IDC.

A consultoria define comércio digital como a interação entre múltiplos players impulsionada pela terceira plataforma (serviços em nuvem, analytics, mobile e social), com o intuito de trocar conteúdo ou produtos por outras formas de valor como pagamentos.

Para Vanessa Thompson, vice-presidente de pesquisa da Communities & Collaboration da IDC, clientes da era digital (que engloba consumidores, negócios, funcionários e parceiros) buscam olhar para interações com parceiros de comércio de forma a limitar o atrito, promover empoderamento e entregar uma experiência excepcional.

“Participantes do comércio digital possuem expectativas altas com relação a marketing e transações, bem como baixa tolerância para práticas mal feitas de marketing, preço, e abordagem de vendas”, afirma. “A noção de que podemos realizar transações onde e quando quisermos está acelerando as expectativas de resposta do cliente e abordagens comércio leves, como comércio de conversação, que, em breve, se tornará onipresente.”

Para se dar bem nesse cenário, a IDC recomenda atenção para quatro pilares importantes: pessoas, processos, tecnologia e visão. Ao avaliar o nível que se encontram em cada fase, líderes podem melhor determinar o quanto caminharam em sua estratégia digital, bem como pontos fortes, pontos fracos e áreas para melhorias.

Ainda de acordo com a consultoria, ter uma plataforma moderna e flexível para o comércio digital deve ser prioridade, e o sucesso exige que cada uma das dimensões do modelo sejam endereçadas abertamente .

“O comércio digital está sendo continuamente definido e reinventado por tecnologias da 3ª plataforma e, enquanto a tecnologia desempenha papel extremamente importante na diferenciação competitiva, ela sozinha não é garantia de sucesso”, sinaliza Vanessa.

Recent Posts

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

22 horas ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

23 horas ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

23 horas ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

2 dias ago

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais

Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…

2 dias ago

Infraestrutura de TI também precisa evoluir para apoiar a sustentabilidade

Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…

2 dias ago