Ericsson prevê 1 bilhão de assinaturas 5G em 2023

A Ericsson prevê que haverá 1 bilhão de assinaturas de 5G para banda larga móvel aprimorada até 2023. A projeção faz parte do relatório Ericsson Mobility Report.

Com expectativas de ser implantado primeiramente em áreas urbanas densas, o 5G cobrirá mais de 20% da população mundial até o final de 2023. As primeiras redes comerciais baseadas no 5G New Radio (NR) são esperadas para entrar em funcionamento em 2019, com grandes implantações a partir de 2020. Implementações antecipadas de 5G estão previstas em vários mercados, incluindo os EUA, Coreia do Sul, Japão e China.

Para a América Latina e o Caribe, os primeiros testes e implantações de 5G são esperados na região nos próximos anos e, até 2023, estima-se que haverá 26 milhões de assinaturas 5G para banda larga móvel aprimorada.

Com a nova tecnologia, o tráfego de dados móveis deverá aumentar em oito vezes durante o período previsto, alcançando 110 Exabytes por mês até 2023. Isso corresponde a 5,5 milhões de anos de streaming de vídeo em HD.

Todas as regiões mantêm o crescimento do tráfego de dados móveis, com a América do Norte mostrando o maior uso médio por smartphone, superando 7GB por mês até o final de 2017.

Consumo de vídeos continua a alimentar o crescimento do tráfego de banda larga móvel. A força propulsora atrás da tendência de alta de vídeo são os jovens da geração Y – na faixa etária de 15 a 24 anos – que transmitem 2,5 vezes mais do que aqueles com mais de 45 anos de idade.

O streaming de vídeo em resoluções mais altas e uma tendência emergente do aumento da transmissão de formatos de vídeo imersivos, como o vídeo de 360º, terá um impacto sobre os volumes de consumo do tráfego de dados. Por exemplo, um vídeo do YouTube em 360 graus usa 4 a 5 vezes mais largura de banda do que um vídeo do YouTube normal da mesma qualidade percebida.

Implementações de LTE – o momento continua

No fim deste ano, o LTE será a tecnologia de acesso móvel dominante. Estima-se que alcançará 5,5 bilhões de assinaturas e abrangerá mais de 85% da população mundial até o final de 2023.

A tecnologia Voz sobre LTE (VoLTE) foi lançada em mais de 125 redes, em mais de 60 países, em todas as regiões. As assinaturas VoLTE são projetadas para chegar a 5,5 bilhões até o final de 2023, representando mais de 80% das assinaturas de 5G e LTE combinadas.

Relógios inteligentes são um dos dispositivos mais recentes a usar VoLTE. Os usuários são capazes de fazer chamadas de voz diretamente do relógio inteligente, sem a necessidade de ter um smartphone nas proximidades (multi-SIM). As chamadas também podem ser transferidas entre o smartphone e o relógio do usuário.

Recent Posts

Humanware Journal: previsões para o mercado de tecnologia nos próximos anos

Que tal fazer um diário do futuro para que possamos revisitá-lo? Essa foi a proposta…

13 horas ago

O desafio da interseção entre IA e princípios éticos no código

Num cenário empresarial cada vez mais competitivo e tecnologicamente avançado, a adoção de uma abordagem…

13 horas ago

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

2 dias ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

2 dias ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

2 dias ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

2 dias ago