EMS mira farmácias independentes com nova plataforma de e-commerce

Expectativa da empresa é movimentar mais de R$ 1 bilhão em transações por ano com a Mercado Farma

Author Photo
5:11 pm - 05 de setembro de 2024
EMS. Imagem: Shutterstock

A farmacêutica EMS, parte do Grupo NC, anunciou uma plataforma de e-commerce para compra de medicamentos por farmácias independentes e associativistas. O Mercado Farma, como é chamado o portal, promete facilitar a vida desses pequenos negócios e dar acesso a lançamentos e ofertas das marcas do grupo, além de integração com “os maiores” distribuidores do setor.

Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS, diz em comunicado enviado ao IT Forum que a plataforma deve representar 10% do faturamento do Grupo NC até o fim de 2024, que atualmente soma cerca de R$ 11 bilhões. “O Mercado Farma reforça nosso propósito de trazer mais eficiência ao setor farmacêutico”, diz.

Segundo a empresa, foram dois anos de desenvolvimento da plataforma, com investimento de R$ 30 milhões na fase inicial e outros R$ 30 milhões reservados. Todas as oito marcas do Grupo NC – EMS, Germed, Legrand, Ofta, U.SK., Nova Química, Brace Pharma e Multilab – estão na plataforma.

Como funciona a plataforma de e-commerce?

O Grupo NC diz que o Mercado Farma funciona como uma plataforma de compra para farmácias. Ela permite ao farmacêutico visualizar estoques e preços de todos os distribuidores em tempo real, dando maior agilidade na entrega dos produtos reduzindo rupturas de estoque nas farmácias.

Veja ainda: Sankhya expande atuação com aquisição de mais uma startup de RH

Para isso, a solução usa inteligência artificial para oferecer ofertas e “mixes” de medicamentos aos farmacêuticos. Ela detecta, por exemplo, maior frequência de uso, e promete aos donos de farmácias jornada mais personalizada, com otimização de estoque, o que resulta em preços mais acessíveis ao consumidor.

A ferramenta concentra mais de 1,8 mil medicamentos diferentes, e que 45% das vendas de medicamentos genéricos do Grupo NC serão transacionadas pela plataforma até o fim de 2024.

Diego Neufert, CTO do Grupo NC, diz que o sistema permite comprar diretamente da distribuidora em tempo integral. “A ferramenta é um e-commerce B2B que conta com inteligência artificial para otimizar os processos da cadeia farmacêutica e a jornada de compra da farmácia”, explica.

Segundo ele, o sistema tornará as visitas de representantes comerciais ainda mais estratégicas e consultivas.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!   

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.