Empresas usam mais tecnologias digitais em tempos de incertezas

Nova pesquisa da Adobe Document Cloud buscou investigar o impacto da “incerteza” na produtividade no ambiente de trabalho. Segundo o estudo “The Future of Time: Redefinindo Produtividade durante a Incerteza”, 70% dos gerentes e funcionários relataram passar mais tempo no trabalho absorvendo ou discutindo a cobertura de notícias em comparação ao ano passado e 76% dos outros colaboradores disseram que um evento de última hora poderia afetar seu dia por algumas horas.

O que o estudo chama de incerteza diminuiu a eficiência e a produtividade de todos os colaboradores, com a geração Z (93%) e a geração do milênio (87%) sentindo impactos mais fortes em comparação com as gerações mais antigas, incluindo 79% dos funcionários da geração X e 71% dos boomers e seus pares mais velhos. A Adobe entrevistou mais de 9.700 funcionários, gerentes de empresas e líderes de pequenas empresas em oito mercados globais.

Na análise da Adobe, a instabilidade e a incerteza podem ser, pelo menos, melhor gerenciadas com tecnologias digitais. “A adaptação às mudanças macroeconômicas exige que as organizações priorizem investimentos estratégicos em tecnologias digitais, incluindo ferramentas modernas de produtividade e fluxo de trabalho, como a Document Cloud, que permitirão melhor produtividade, colaboração e inovação da força de trabalho”, avalia Eduardo Jordão, channel manager da Adobe no Brasil.

Na visão do estudo, há uma perspectiva positiva na incerteza. Ela levaria à inovação, à medida que as empresas foram substituindo os processos legados para melhorar sua competitividade e resiliência em um mundo em constante mudança.

Para apoiar os funcionários, a pesquisa concluiu que mais das empresas investiu em novas tecnologias. No entanto,
68% dos gerentes de grandes empresas e 59% dos líderes de pequenas e médias dizem que precisam de mais ferramentas e recursos para apoiar os funcionários em tempos de incerteza.

Os gerentes também mantêm a incerteza em perspectiva a médio, longo prazo, já que mais de dois terços dos diretores dizem que as culturas de suas organizações serão mais colaborativas e digitalizadas (71%, 81%) no próximo ano, para navegar pela incerteza futura.

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

21 horas ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

23 horas ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

23 horas ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

1 dia ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

1 dia ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago