Empresas usam mais tecnologias digitais em tempos de incertezas

Preocupação com instabilidades prejudica produtividade, porém abre espaço para a inovação, segundo estudo da Adobe Cloud

Author Photo
4:16 pm - 18 de novembro de 2022
Imagem: Shutterstock

Nova pesquisa da Adobe Document Cloud buscou investigar o impacto da “incerteza” na produtividade no ambiente de trabalho. Segundo o estudo “The Future of Time: Redefinindo Produtividade durante a Incerteza”, 70% dos gerentes e funcionários relataram passar mais tempo no trabalho absorvendo ou discutindo a cobertura de notícias em comparação ao ano passado e 76% dos outros colaboradores disseram que um evento de última hora poderia afetar seu dia por algumas horas.

O que o estudo chama de incerteza diminuiu a eficiência e a produtividade de todos os colaboradores, com a geração Z (93%) e a geração do milênio (87%) sentindo impactos mais fortes em comparação com as gerações mais antigas, incluindo 79% dos funcionários da geração X e 71% dos boomers e seus pares mais velhos. A Adobe entrevistou mais de 9.700 funcionários, gerentes de empresas e líderes de pequenas empresas em oito mercados globais.

Na análise da Adobe, a instabilidade e a incerteza podem ser, pelo menos, melhor gerenciadas com tecnologias digitais. “A adaptação às mudanças macroeconômicas exige que as organizações priorizem investimentos estratégicos em tecnologias digitais, incluindo ferramentas modernas de produtividade e fluxo de trabalho, como a Document Cloud, que permitirão melhor produtividade, colaboração e inovação da força de trabalho”, avalia Eduardo Jordão, channel manager da Adobe no Brasil.

Na visão do estudo, há uma perspectiva positiva na incerteza. Ela levaria à inovação, à medida que as empresas foram substituindo os processos legados para melhorar sua competitividade e resiliência em um mundo em constante mudança.

Para apoiar os funcionários, a pesquisa concluiu que mais das empresas investiu em novas tecnologias. No entanto,
68% dos gerentes de grandes empresas e 59% dos líderes de pequenas e médias dizem que precisam de mais ferramentas e recursos para apoiar os funcionários em tempos de incerteza.

Os gerentes também mantêm a incerteza em perspectiva a médio, longo prazo, já que mais de dois terços dos diretores dizem que as culturas de suas organizações serão mais colaborativas e digitalizadas (71%, 81%) no próximo ano, para navegar pela incerteza futura.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.