Categories: Notícias

Empresas que apostam em diversidade ganham vantagem competitiva

A diversidade é algo que muitas empresas atualmente empregam quanto se trata da contratação de novos talentos. Ainda assim, inconscientemente, a resistência à diversidade ainda existe nas comunidades sociais e profissionais e, como consequência, “a tendência natural para a mesmice”, como classificou Jennifer Fonstad, cofundadora da Aspect Ventures, em coluna para o Tech Crunch, tornou-se um problema que pode custar às empresas escassez de talento, fidelização de clientes e até mesmo dinheiro.

No panorama corporativo atual, está claro que a diversidade está sendo usada para aumentar produtividade e lucros, o que consequentemente também traz vantagem competitiva.

Nesse sentido, Jennifer usa como exemplo a indústria de serviços, que depende amplamente de seus colaboradores – especialmente no ramo de tecnologia e ventures. Se tiverem colaboradores diversos, pode ser o ponto-chave para sair à frente, bem como se manter relevante.

“Analisando o número baixo de mulheres, bem como outras diversidades como raciais e étnicas”, continua Jennifer, pode-se conferir uma dinâmica competitiva onde quem entende como usar a diversidade em seu benefício irá vencer – e o contrário, irá perder.

Ao mesmo tempo que faz essa análise, a executiva também cita alguns números de mercado: na indústria de venture, apenas 4% das mulheres são sócias de empresas de capital de risco, ao mesmo tempo controlam 60% dos ativos. “Há um número crescente de empreendedores de ambos os sexos em busca de trazer diferentes perspectivas para dentro da empresa”, comenta.

Dentre outros números: 3% das equipes de liderança em empresas norte-americanas são racialmente diversas, 18% de grandes organizações sem fins lucrativos são lideradas por mulheres. “Isso parece uma grande oportunidade para empresas aproveitarem qualidades únicas que uma força de trabalho diversificada traz – novas redes e diferentes estilos de gestão, bem como perspectivas de liderança distintas – para melhor competir e vencer em seu mercado”, afirma.

Por que funciona? Jennifer aponta três motivos.

1. Diversidade cria redes benéficas: uma equipe de liderança equilibrada e diversificada traz novas redes para uma empresa que pode ser usada para atrair talentos, construir relacionamentos de negócios e vender produtos;

2. Liderança diversificada traz as habilidades certas no momento certo: estudos mostram que estilos de liderança diferentes em uma organização trazem qualidades essenciais que são importantes para o crescimento da empresa – abordagens agressivas, orientadas para a ação em conjunto com colaboração, compreensão e tolerância, por exemplo;

3. Diversidade fornece insights sobre o cliente: a maioria das empresas vende para uma base de clientes cada vez mais diversificada. Mapear experiências, perspectivas e redes internamente para melhor espelhar clientes resulta no aumento de vendas.

Recent Posts

Ashwin Ballal assume como CIO da Freshworks

Com mais de três décadas de experiência em liderança em tecnologia e estratégia de negócios,…

5 horas ago

Com expectativa de crescer 86% em 2024, Engemon IT amplia suas operações

A Engemon IT inaugurou recentemente um novo escritório operacional em Alphaville, SP. A escolha da…

5 horas ago

Mais de 70% dos profissionais de TI já usam IA: de vilã com potencial de substituir colaboradores a uma eficiente assistente

A Inteligência Artificial (IA) tem se consolidado como uma poderosa aliada no ambiente de trabalho.…

6 horas ago

Microsoft apresenta nova categoria de PCs com Windows focados em IA

A Microsoft lançou uma nova categoria de PCs com Windows projetados para Inteligência Artificial (IA),…

7 horas ago

Aquisição da VMware pela Broadcom traz mar de oportunidades não só para Nutanix

A aquisição da VMware pela Broadcom tem gerado diversas discussões e análises sobre seus impactos…

8 horas ago

Empresas brasileiras listam benefícios de contar com estruturas hiperconvergentes

Durante o Next 24, realizado pela Nutanix, em Barcelona*, na Espanha, o IT Forum ouviu…

9 horas ago