Empresas de tecnologia de capital aberto despencam em retorno a acionistas

Empresas de tecnologia de capital aberto sofreram queda significativa no retorno aos acionistas em 2022, apontou a 24ª edição do Value Creators Ranking, realizado pelo Boston Consulting Group (BCG). O ranking global classifica empresas com base no TSR ou Total Shareholder Return.

Apesar de as empresas dos setores de tecnologia, tecnologia médica, infraestrutura financeira e energia verde terem superado todas as demais indústrias no TSR entre 2017 e 2021 – e dominarem os dez primeiros lugares do ranking geral -, o primeiro trimestre de 2022 viu o fim da alta de um mercado que durou mais de uma década.

Até meados de abril deste ano, segundo o relatório, o TSR médio acumulado do ano do setor de TI foi de -20%, em comparação com um TSR anualizado de 30% de 2017 a 2021. O setor também experimentou a maior queda absoluta em valor.

Mesmo assim, o TSR médio do ano da indústria de tecnologia está alinhado com o de outras indústrias atingidas por essa queda, como fornecedores de moda e luxo. Já os mercados de petróleo, turismo e automotivo foram os mais desafiados em termos de criação de valor.

Leia também: Corporate Venture Capital cresce mais de 30% no Brasil

“As empresas enfrentam uma série de desafios pós pandemia, como inflação, taxas de juros crescentes e uma recessão iminente. No longo prazo, o equilíbrio entre buscar crescimento e lucratividade será essencial, assim como fazer os investimentos certos em vantagem competitiva, inovação e otimização de portfólio”, afirma Heitor Carrera, diretor executivo e sócio sênior do BCG.

O topo da lista de 2022 é ocupado pela Shopify, plataforma de e-commerce canadense. Na classificação geral, ela aparece como a empresa que mais deu lucro aos seus acionistas no período. A Tesla figura em segundo lugar e a empresa de software australiana Atlassian, em terceiro.

Na classificação por setor, algumas empresas brasileiras tiveram destaque na lista, como Magazine Luiza (2ª colocada em Varejo), Localiza Rent a Car (7ª, em Viagem e Turismo), Vale (10ª, em Mineração) e Gerdau (10ª, em Metais).

Nas áreas de tecnologia médica, infraestrutura financeira e energia verde, para 2022, os TSRs médios acumulados são de 10% a 15% negativos, em comparação com os TSRs anualizados que excederam 20% de 2017 a 2021. O ranking destacou que a queda no TSR foi menos extrema em setores que tradicionalmente eram mais resilientes, como grandes empresas farmacêuticas, concessionárias e provedores de serviços de comunicação.

Recent Posts

Convênio entre Unicamp e Inmetrics quer acelerar uso de IA generativa

A Inmetrics e o Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), gerido…

6 minutos ago

IA facilita reencontro de animais e tutores no RS após enchentes

As recentes enchentes no Rio Grande do Sul não afetaram apenas pessoas, mas também milhares…

49 minutos ago

13 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

1 hora ago

EXCLUSIVO: Konecta Brasil fatura R$ 650 mi em 2023 e quer chegar a R$ 1 bi em 2025

A Konecta Brasil, unidade brasileira do grupo espanhol especialista em relacionamento e experiência do cliente,…

2 horas ago

Para 84% dos CEOs, investir em IA é ‘prioridade máxima’, diz KPMG

A imensa maioria (84%) dos CEOs da área de tecnologia concordam que a inteligência artificial…

4 horas ago

Yamaha inaugura Centro Tecnológico em Jandira (SP)

O grupo fabricante de motocicletas e motores Yamaha inaugurou essa semana, em Jandira, na região…

4 horas ago