Empresas de tecnologia de capital aberto despencam em retorno a acionistas

Segundo ranking do BCG, empresas de inovação e tecnologia tiveram recuo de 20% em comparação aos valores apresentados entre 2017 e 2021

Author Photo
10:36 am - 24 de junho de 2022
Imagem: Shutterstock

Empresas de tecnologia de capital aberto sofreram queda significativa no retorno aos acionistas em 2022, apontou a 24ª edição do Value Creators Ranking, realizado pelo Boston Consulting Group (BCG). O ranking global classifica empresas com base no TSR ou Total Shareholder Return.

Apesar de as empresas dos setores de tecnologia, tecnologia médica, infraestrutura financeira e energia verde terem superado todas as demais indústrias no TSR entre 2017 e 2021 – e dominarem os dez primeiros lugares do ranking geral -, o primeiro trimestre de 2022 viu o fim da alta de um mercado que durou mais de uma década.

Até meados de abril deste ano, segundo o relatório, o TSR médio acumulado do ano do setor de TI foi de -20%, em comparação com um TSR anualizado de 30% de 2017 a 2021. O setor também experimentou a maior queda absoluta em valor.

Mesmo assim, o TSR médio do ano da indústria de tecnologia está alinhado com o de outras indústrias atingidas por essa queda, como fornecedores de moda e luxo. Já os mercados de petróleo, turismo e automotivo foram os mais desafiados em termos de criação de valor.

Leia também: Corporate Venture Capital cresce mais de 30% no Brasil

“As empresas enfrentam uma série de desafios pós pandemia, como inflação, taxas de juros crescentes e uma recessão iminente. No longo prazo, o equilíbrio entre buscar crescimento e lucratividade será essencial, assim como fazer os investimentos certos em vantagem competitiva, inovação e otimização de portfólio”, afirma Heitor Carrera, diretor executivo e sócio sênior do BCG.

O topo da lista de 2022 é ocupado pela Shopify, plataforma de e-commerce canadense. Na classificação geral, ela aparece como a empresa que mais deu lucro aos seus acionistas no período. A Tesla figura em segundo lugar e a empresa de software australiana Atlassian, em terceiro.

Na classificação por setor, algumas empresas brasileiras tiveram destaque na lista, como Magazine Luiza (2ª colocada em Varejo), Localiza Rent a Car (7ª, em Viagem e Turismo), Vale (10ª, em Mineração) e Gerdau (10ª, em Metais).

Nas áreas de tecnologia médica, infraestrutura financeira e energia verde, para 2022, os TSRs médios acumulados são de 10% a 15% negativos, em comparação com os TSRs anualizados que excederam 20% de 2017 a 2021. O ranking destacou que a queda no TSR foi menos extrema em setores que tradicionalmente eram mais resilientes, como grandes empresas farmacêuticas, concessionárias e provedores de serviços de comunicação.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.