Empresas de locação lideram produtividade tecnológica em prestação de serviços

Pesquisa da TOTVS mostra que subsegmento tem maior uso de ERP para gestão de compras, contratos, operações e vendas

Author Photo
2:13 pm - 29 de outubro de 2021
TOTVS Eduardo Pires, diretor do segmento de serviços da TOTVS

O segmento de locação de equipamentos lidera o índice de produtividade tecnológica, no do setor de prestação de serviços. É o que mostra o Índice de Produtividade Tecnológica (IPT), pesquisa encomendada pela TOTVS, empresa de tecnologia, à H2R Pesquisas Avançadas.

As empresas do subsegmento apresentaram um índice de produtividade tecnológica de 0,61, bem acima da média geral de 0,54. O bom desempenho deve-se o valor agregado dos equipamentos, que fazem com que a operação requisite maior uso de ERP para a gestão de compras (90%), contratos (96%), operações (90%) e vendas (90%).

Leia mais: Com foco no metaverso, Facebook assume nova marca

Os subsegmentos de segurança e limpeza, TI e telecomunicações, assistência técnica e transporte rodoviário de passageiros registraram desempenho médio, entre 0,51 a 0,56. Já  terceirização de serviços administrativos (BPO) ficou com 0,38, a pior performance no levantamento. Segundo o estudo, a natureza deste serviço pode ser uma das explicações para o desempenho baixo, uma vez que são empresas focadas na gestão de um serviço específico, como RH, contabilidade e financeiro, que tendem a adotar sistemas e ERPs referentes apenas aos serviços que prestam ou à necessidade de seu cliente.

A pesquisa entrevistou 530 empresas nacionais e multinacionais do setor de prestação de derviços, com faturamento igual ou maior a R$ 5 milhões. A representividade é de: segurança e limpeza (33%), Locação de Equipamentos (23%), TI e Telecomunicações (21%), Terceirização de Serviços Administrativos (BPO) (13%), assistência técnica (5%) e transporte de passageiros (5%).

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.