Empresa desenvolve sistema que auxilia no distanciamento social

Entenda como o iSafeWalk ajuda no combate ao covid-19 em fábricas e em serviços essenciais

Author Photo
3:02 pm - 26 de junho de 2020
Distanciamento social no ambiente de trabalho Distanciamento social no ambiente de trabalho

O iSafeWalk nasceu com a missão de ajudar gestores a manterem os ambientes de trabalho seguros. Essa é a proposta da companhia que desenvolveu o sistema. “O iSafeWalk é uma ferramenta que monitora a proximidade entre colaboradores, evitando a contaminação e mapeando os contatos dentro do ambiente, caso alguém teste positivo para o covid-19, algo que é essencial para manter os demais membros saudáveis”, explica Fábio Ieger, CEO da empresa.

Como funciona

Com base em três pilares, a tecnologia por trás desse projeto foi desenvolvida em 45 dias. O primeiro é um cartão com as informações de cada funcionário, a diferença é que esse dispositivo conta com uma tecnologia bluetooth BLE que se intercomunicam e registram todas as informações de contato a partir de 6 metros. O cartão também vibra quando ocorre algum contato com menos de dois metros de distância entre os colaboradores para avisá-los que não estão em uma distância segura.

O segundo, são antenas instaladas nos ambientes, que cruzam informações e monitoram por onde este colaborador passou, conseguindo assim criar um plano de desinfecção mais eficiente. Além disso elas enviam todas as informações para a nuvem.

O terceiro pilar é um software com inteligência artificial que processa todos os dados, que são registrados pelos cartões e antenas. Nele é possível saber todas as interações de cada colaborador, por quanto tempo ele teve contato e por onde ele passou.

O CEO relata que o sistema já está em uso em algumas empresas, como a Unilever, que pretende utilizar o programa em todas as fábricas da América Latina. “O projeto foi desenhado para atender médias e grandes empresas com mais de 100 funcionários e não há um número máximo, mas qualquer local pode utilizar essa tecnologia”, revela.

Segurança para os dois lados

O iSafeWalk é algo positivo tanto para os colaboradores quanto para os gestores, uma vez que todos podem se beneficiar de um ambiente de trabalho mais seguro. Com a ferramenta, é possível evitar a contaminação de membros da equipe a partir da monitoria registrada pelo sistema, e colocar todos os que tiveram contato com a doença em quarentena.

“Mesmo com uma política rigorosa de distanciamento social e uso de Equipamento de Segurança Individual (EPI’s) é difícil garantir a saúde de todos. Essa tecnologia foi criada para facilitar a operação independente da intercessão humana”, finaliza.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.