Employee Experience reflete na produtividade e lucro das empresas, diz estudo

Segundo Team Upp, empresas que possuem ações em EX possuem uma otimização de 25% nos lucros

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5:27 pm - 17 de maio de 2022
Imagem: Shutterstock

Empresas que possuem ações para melhorar a experiência dos funcionários (Employee Experience, ou EX, no inglês) podem otimizar até 25% dos lucros, reportou uma pesquisa da consultoria Team Upp.

O tema tem ganhado importância diante de modelos de trabalho emergentes, seja home office, trabalho híbrido ou presencial. Leva em consideração a capacidade de contratação e retenção diante a alta competição por talentos no setor de tecnologia.

“Iniciativas voltadas para a experiência do colaborador trazem consequências como melhora na produtividade e retenção de talentos de alto potencial. Isso impacta diretamente na lucratividade das empresas”, afirma Pedro Iglesias, sócio e business development manager da Team Upp.

Leia mais: 10 conceitos de Employee Experience para uma empresa centrada no cliente 

O EX, explica a Team Upp, consiste em observar a experiência dos colaboradores como etapa fundamental para o sucesso do negócio, trazendo essa jornada para o centro das discussões.

Na prática, a ação vem mudando o foco de atuação do RH, que até então se dedicava ao recrutamento, desenvolvimento e gestão de talentos, e que hoje passa a englobar a estruturação de um local de trabalho mais interativo e atraente.

A pesquisa também aponta algumas dicas para iniciar a implementação de Employee Experience nas organizações:

  • Realize um mapeamento completo da jornada do seu colaborador (processos, comunicações e pontos de contato) desde atração/admissão até a retenção e potencial saída do mesmo (se possível dividido pelo tipo de persona);
  • Trabalhe a comunicação interna: A experiência do colaborador começa, antes de qualquer coisa, em como ele recebe informações e percebe os valores da empresa onde atua. A falta de comunicação pode deixar os colaboradores sem orientação, favorecendo a ansiedade, a desmotivação e conflitos internos;
  • Games de treinamento, onboarding e desenvolvimento: a gamificação pode ser uma ferramenta poderosa para tornar o aprendizado mais interativo e divertido.

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