Embedded Finance: as 3 integrações mais procuradas por novos negócios

Companhias ampliam seus portfólios ao oferecer serviços financeiros aos clientes, acrescentando desde carteira digital a IA para análise de crédito

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5:57 pm - 30 de maio de 2023
Embedded Finance, finanças, bancos, financeira Imagem: Shutterstock

A tendência chamada de Embedded Finance – em tradução livre para o português algo como “finanças incorporadas” ou “finanças embutidas” – está criando novos braços de atuação para empresas que não têm os serviços financeiros como parte central de seus negócios. Entre os exemplos mais recentes está o anúncio de uma conta-poupança da Apple, o chamado Apple Savings, conta para poupar economias com rendimento de 4,15% ao ano no mercado americano.

Previsão da Deloitte anunciada no final de 2022 aponta que setores como varejo e telecomunicações poderão capturar mais de R$ 115 bilhões em receitas nos próximos 5 anos, se integrarem serviços financeiros às suas plataformas. Além do aumento da receita, o Chief Operating Officer (COO) da Invillia, Renato Oliveira, avalia que essa movimentação por parte das empresas significa uma forma de não só ampliar a base de clientes, mas mantê-la.

“As companhias estão aproveitando sua carteira de clientes para oferecer novos serviços. Com isso, elas estão indo direto para a necessidade de cada público, garantindo um maior engajamento, consumo e fidelidade”, explica.

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Para o executivo, o chamado de open finance – que descentraliza os dados financeiros dos consumidores —, tem sido, ao lado do open insurance, um importante incentivo para que empresas se estruturem para se tornarem verdadeiras fintechs. O movimento tem ampliado o espaço para competitividade e melhorar a experiência para o consumidor.

“Ao analisar a necessidade do seu público-alvo, as empresas conseguem melhorar seu atendimento e benefícios, proporcionando uma experiência mais completa e segura para seus usuários. Além de poder lançar produtos e serviços focados em nichos, em vez de necessidades mais gerais”, destaca Oliveira.

Diante das possibilidades do Embedded Finance, o executivo indica os principais serviços que estão sendo incorporados pelas empresas para ampliação de portifólio no segmento financeiro.

Integração de carteira e conta digitais a plataformas proprietárias

Segundo o COO da Invillia, diversas empresas têm dado o primeiro passo no Embedded Finance incorporando carteiras e contas digitais. “O que abre um leque de oportunidades para interagir diretamente e oferecer vantagens e recursos personalizados”. E complementa, “por exemplo, incluir opções de pagamentos sem intermediários em Pix e QR code e desenvolver carteiras para programas de recompensas e fidelização, são opções muito procuradas”.

Além de diversificar a receita com novos produtos, taxas e comissões, essas novas opções dão maior controle sobre os dados e aumentam a satisfação e o envolvimento do cliente com a empresa.

“Nas empresas de delivery, por exemplo, esse já é um tema presente nas pautas. Afinal, tudo o que puder tornar a vida do consumidor mais dinâmica pode ser uma grande vantagem na corrida pela competitividade”, comenta. Oliveira explica, ainda, que ao integrar carteira e contas digitais às plataformas, as empresas precisam aderir a padrões de segurança e conformidade altíssimos. O que é um pré-requisito desde a fase zero do desenvolvimento. E exige um alto grau de especialização. Segundo a pesquisa de 2022 Global Insights, da Experian, 87% dos brasileiros consideram esse tipo de integração segura. No recorte global, o percentual foi de 72%.

Integração da IA: personalização, detecção de fraudes e análise de crédito

Diante de uma competição com bancos e empresas financeiras presentes há anos no mercado, o fator personalização é de grande peso para a escolha dos consumidores. Oliveira explica que, por trás desse processo – que ajuda na entrega de uma solução digital perfeita – estão as soluções de inteligência artificial e machine learning.

Capazes de entender o comportamento do consumidor nas plataformas em que já são a base de clientes, soluções de IA e machine learning permitem criar iniciativas personalizadas e escaláveis. Isso também é aplicado, conforme explica o executivo, em serviços como detecção de fraudes e análise de créditos – vertentes que também têm sido apostas entre as empresas que entram no segmento.

Criação de portfólio customizado de serviços financeiros

Na visão do COO da Invillia, para uma empresa de agronegócios que enxerga potencial em disponibilizar serviços de crédito para seus clientes ou para uma companhia que quer passar a oferecer serviços de seguro para seus usuários, incorporar “funções bancárias” é um bom horizonte estratégico.

Segundo ele, essa ampliação de portfólio para agregar serviços como venda de investimentos, seguros e crédito é uma excelente maneira de suprir todas as necessidades dos clientes. “Isso entrega praticidade ao consumidor. Ele não precisa iniciar o processo em uma plataforma e finalizar em outra. Isso de fato gera ganho de tempo, sensação de problema resolvido e segurança”, esclarece.

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