Em três dias, computadores com Windows 10 são 2,5% da base ativa na web

Acessos à internet por computadores com o novo sistema operacional da Microsoft saltaram de 0,6% para 2,5% entre 29 de julho e 1 de agosto

Author Photo
7:07 pm - 02 de agosto de 2015

O Windows 10 da Microsoft decolou no dia 29 e rapidamente pegou uma rampa de subida. Além de ter ativado 14 milhões de instalações do novo sistema operacional em 24 horas, a empresa comandada por Satya Nadella, pode celebrar também um recorde no uso do produto: em apenas 3 dias, o uso global do Windows 10 na internet saltou de 0,6% do total de computadores conectados à web para 2,5%.

Os dados são da empresa irlandesa de métricas de internet StatCounter. Na métrica por países, o desempenho do Windows 10 nos EUA foi ainda mais impressionante: no sábado, dia 1/08, 3,7% dos computadores acessando a web já estavam usando o Windows 10.

Os números ficam ainda mais interessante porque o percentual é diversas vezes maior que o registrado no lançamento do updgrade para o Windows 8.1, em outubro de 2013. Na época, três dias depois do lançamento, o número de computadores com o Windows 8.1 acessando a web, tanto global quando nos EUA, representava apenas 0,6% do total de máquinas conectadas (um quarto do Windows 10 global e um sexto do número nos EUA)

O diferencial era esperado, já que a base de potenciais usuários do Windows 10 é muito grande comparada com o Windows 8.1, porque desta vez o Windows 7, o sistema operacional dominante tanto no mundo quanto nos EUA, foi incluído. Além disso, o diferencial do Windows 10 frente aos antecessores é abissal se comparado com as mudanças que o Windows 8.1 ofereceu sobre o 8.

Outro elemento importante a favor do Windows 10 é a promoção agressiva criada pela Microsoft para o produto, bem como o formato adotado para o upgrade gratuito, que é sem precedentes, pois envolveu a criação de um app que, instalado previamente nos computadores com Windows 8.1 e Windows 7, alertou automaticamente os usuários para se cadastrarem para o upgrade.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.