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EDP Smart adota metodologias ágeis para desenvolver novo e-commerce

A EDP Smart, nova divisão que reúne o portfólio de serviços da gigante de energia EDP, lançou recentemente uma plataforma de e-commerce para clientes residenciais. A plataforma atua de forma semelhante aos sites de compras de produtos. Porém, ao invés da compra de um item físico, o cliente poderá contratar um serviço oferecido pela EDP em uma experiência de compra semelhante a do e-commerce: colocando-o em “carrinho”. Toda a jornada de compra é 100% digital.

Para o desenvolvimento da plataforma, a companhia firmou parceria com a Programmer’s, empresa que desenvolve soluções de negócio digitais. Disponível desde junho, o novo e-commerce foi idealizado e desenvolvido por meio da Agile Experience, plataforma da Programmer’s que combina práticas e processos ágeis junto com o framework do Scrum. Com o uso da metodologia, a EDP Smart conseguiu lançar no mercado o e-commerce em seis meses.

A nova plataforma é integrada ao ERP e ao CRM da EDP e também funciona como agregadora das interações da companhia com os clientes. O próximo passo é fazer uso de analytics a fim de coletar dados sobre padrões de consumo e transformá-los em conhecimento a favor da tomada de decisões para os negócios.

“Precisaremos cada vez mais de dados e informações para navegarmos nesse ambiente digital, que é algo totalmente inovador para um setor tradicional como o de energia. Já definimos 300 indicadores que estão sendo mapeados, englobando a área do Smart como um todo”, diz Nuno Pinto, Head de mobilidade elétrica e negócios B2C da EDP no Brasil.

De acordo com o executivo, a utilização do Agile Experience foi fundamental para garantir ganho significativo de tempo, permitindo testagens rápidas e dinâmicas do produto para correções de rota sempre que necessário. Com as sprints (ciclos curtos de desenvolvimento), foi possível acompanhar o andamento do produto, o que permitia fazer ajustes com rapidez. “Incorporar a cultura ágil nos mostrou novas formas de implementação de produtos digitais nessa jornada de transformação e foco na experiência do cliente”, destacou.

Segundo a Programmer’s, o Agile Experience se fundamenta em uma metodologia própria, que indica caminhos de forma interativa e incremental, expondo ineficiências e possibilitando engajamento com as partes envolvidas pelo desenvolvimento, do Product Owner, time de desenvolvimento e scrum master aos Stakeholders.

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