Edital vai distribuir R$ 6 mi para projetos de transição energética e industrialização verde

Seleção do Instituto Clima e Sociedade e do Instituto Itaúsa quer financiar soluções inovadoras, em especial no Nordeste

Author Photo
5:16 pm - 10 de janeiro de 2025
Imagem: Shutterstock

O Instituto Clima e Sociedade (iCS), com o apoio do Instituto Itaúsa, lançou na quinta-feira (9) um edital de seleção de projetos de estudos e pesquisas sobre transição energética e neoindustrialização verde, com especial interesse na região Nordeste. O edital tem o valor total de R$ 6 milhões.

O dinheiro será aportado em projetos de diferentes temas relacionados à superação de desafios da transição energética do Brasil e à atração de atividades produtivas de baixo carbono. Entre eles modelos de tarifação de energia com tarifas justas e expansão em renováveis; estudos para cadeias industriais de baixo carbono e biocombustíveis; e incentivos para acelerar a economia “verde e justa”.

Poderão submeter propostas organizações sem fins lucrativos; organizações da sociedade civil; instituições acadêmicas e de ensino superior; think tanks; consultorias privadas; entre outras. As propostas deverão ser apresentadas até as 16h do dia 07 de março.

Leia também: Meta muda política de moderação: liberdade de expressão ou discurso de ódio?

“Trabalhar com editais é um importante avanço no modo de operação do iCS. Ampliamos ainda mais a transparência e o acesso à informação, potencializando a possibilidade de organizações que não necessariamente conhecem o iCS acessar os recursos”, diz a diretora-executiva do iCS, Maria Netto.

Segundo a organização, estudos e ações financiados pelo iCS, por meio do edital, vão gerar conhecimento e evidências para tomadas de decisões nacionais e regionais, assim como incentivar a articulação e o engajamento multissetorial.

Segundo Marcelo Furtado, head de sustentabilidade e diretor-executivo do Instituto Itaúsa, “a transição energética tem papel chave na mitigação e adaptação climática”, e o edital promove “uma economia que combine redução de emissões, inclusão social e desenvolvimento sustentável”. Segundo ele, a região Nordeste tem “enorme potencial em energias renováveis” e é “essencial para liderar essa agenda”.

Mais informações sobre o edital e o processo de inscrição podem ser encontrados nesse link.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.