E-commerce fatura quase R$ 40 bilhões no primeiro trimestre

Setor cresceu 12,6% e faturou, segundo Neotrust. Nordeste lidera curva de crescimento

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3:48 pm - 14 de maio de 2022
e-commerce, varejo

O primeiro trimestre de 2022 foi marcado por um crescimento do e-commerce mesmo em um momento de retomada ao varejo tradicional. Segundo dados da Neotrust, o comércio on-line no Brasil cresceu 12,6% no período, o que representou um faturamento de R$ 39,6 bilhões. O número de pedidos teve salto de 14% em comparação aos três primeiros meses do ano passado, totalizando 89,7 milhões.

A região Nordeste lidera o crescimento, tendo registrado aumento de 20% no faturamento, somando R$ 6,95 bilhões, além de alta de 29% nos pedidos, com 14,3 milhões de compras realizadas.

Todas as regiões brasileiras apresentaram crescimento no e-commerce no 1º tri de 2022, de acordo com a Neotrust. O Sudeste, região com maior faturamento e número de pedidos no varejo digital do Brasil, arrecadou R$ 22,8 bilhões e teve mais de 54,7 milhões de compras online, elevação de 9% em ambos os indicadores em comparação com o mesmo período do ano passado.

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As categorias que tiveram maior faturamento são telefonia, eletrodomésticos, eletrônicos, moda e acessórios e informática. Os destaques em faturamento são os eletrodomésticos, com crescimento de 25,8%, e moda e acessórios, com elevação de 25,5%.

Apesar de configurarem entre os segmentos de maior arrecadação, telefonia e informática apresentaram queda em faturamento, com redução de 0,6% e 20,3%, respectivamente.

Boleto cai, Pix cresce

Entre as formas de pagamento, o cartão de crédito foi o método mais utilizado nas compras digitais nos primeiros três meses de 2022, representando 82,6% do faturamento total.

Entretanto, o número de pagamentos por boleto teve redução de 6,5 pontos percentuais. Movimento contrário ao Pix, que vem sendo utilizado cada vez mais, saltando de 4,3% no primeiro trimestre de 2021 para 9,7% no mesmo período em 2022.

“O consumidor vem preferindo utilizar o Pix ao invés do boleto bancário nas compras online, e um dos fatores que pode explicar esse crescimento é a praticidade nas transações, que podem ser feitas em qualquer dia e horário, por meio do celular pessoal do comprador, além de novas funcionalidades que possibilitam um pagamento mais facilitado, como o Pix parcelado”, avalia Paulina Dias, Head de Inteligência da Neotrust.

De acordo com o levantamento da Neotrust, o número de clientes únicos — que fizeram ao menos uma compra — cresceu no 1º trimestre deste ano. Segundo a Neotrust, 24 milhões de clientes únicos realizaram compras contra 23 milhões no mesmo período em 2021, 16 milhões no mesmo período em 2020 e 13 milhões no mesmo período em 2019.

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