Aceleração de iniciativas na nuvem sobrecarrega times de TI, alerta estudo

Segundo AppDynamics, maioria dos profissionais de TI relata ambientes mais complexos e de difícil gerenciamento

Author Photo
4:50 pm - 10 de maio de 2022
Imagem: Shutterstock

Se por um lado a aceleração das iniciativas de computação em nuvem durante a pandemia entregaram mais velocidade à digitalização das organizações, por outro sobrecarregou os profissionais de TI no mundo todo. Segundo estudo da AppDynamics “Agents of Transformation: The Rise of Full-Stack Observability”, 77% dos profissionais de tecnologia relataram ter experimentado ambientes mais complexos com a intensa migração para a nuvem.

Dentro de um ambiente de software definido por nuvem, nada é fixo. Tudo está em constante mudança em tempo real, não à toa 78% dos entrevistados afirmam a necessidade de gerenciar infraestruturas conectadas em nuvem como uma fonte adicional de complexidade.

O estudo reforça dois cenários contrastantes. Antes, as abordagens tradicionais de monitoramento eram baseadas em infraestrutura física – os departamentos de TI sabiam que estavam operando dez servidores e 15 cabos de rede.

Leia mais: 80% dos bancos planejam migrar mainframes para a nuvem

Já na computação em nuvem, as empresas estão constantemente aumentando e diminuindo o uso de TI, de acordo com os requisitos necessários no momento. Uma empresa pode estar usando três servidores para oferecer suporte a um aplicativo voltado para o cliente, mas de repente pode aumentar para 20 servidores para atender a um aumento na demanda em tempo real, antes de voltar a seis algumas horas depois.

De acordo com a pesquisa, 74% dos entrevistados relatam que estão preocupados com ferramentas de monitoramento desconectadas e mais de dois terços afirmam que agora perdem muito tempo, pois não podem isolar facilmente os problemas que estão acontecendo. “A aceleração das iniciativas de computação em nuvem é, sem dúvida, o grande impulsionador dessas dificuldades”, ressalta o estudo da AppDynamics.

Para 96% dos profissionais entrevistados afirmam que é importante ter a capacidade de monitorar todas as áreas da infraestrutura de TI e vincular diretamente o desempenho técnico aos resultados de negócios. 79% afirmam que precisam adotar ferramentas de observabilidade mais abrangentes para atingir as metas de inovação de suas organizações.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.