80% dos bancos planejam migrar mainframes para a nuvem

Estudo da Accentura mostra que estratégia é para acelerar transformação digital e lidar com complexidade operacional para reter talentos

Author Photo
8:51 pm - 05 de maio de 2022
Imagem: Shutterstock

Após décadas de dependência de tecnologias de mainframe legadas, a maioria dos bancos busca agora migrar para a nuvem com o objetivo de lançar novos produtos de forma ágil e manter a competitividade.

Segundo estudo da Accenture, 82% dos entrevistados planejam migrar mais da metade de suas cargas de trabalho de mainframe para a nuvem — incluindo 22% que têm como meta migrar mais de três quartos. A maior parte deve alcançar seus objetivos nos próximos dois a cinco anos. O estudo global ouviu 150 executivos de bancos cujas instituições estão planejando ou já começaram a migrar seus mainframes para a nuvem.

A Accenture aponta que a maioria dos bancos começou a migrar certos aplicativos para a nuvem, mas ainda depende da tecnologia de mainframe mais antiga para a maior parte das funções de negócios essenciais, incluindo registros de clientes, pagamentos, investimentos, risco e conformidade.

Leia mais: Ferramentas low-code podem preencher um vazio causado pela Grande Demissão

“Os bancos ainda precisam da tecnologia de mainframe mais antiga para suas principais funções de negócios, ainda que tenham adotado a nuvem para sistemas voltados para o cliente, como serviços bancários móveis e on-line, além de ferramentas para funcionários, como e-mail e videoconferência”, explica Michael Abbott, líder da prática global de Banking na Accenture. “Como resultado, a maioria dos produtos bancários básicos, como contas correntes e poupança, são alimentados por um emaranhado de códigos desenvolvidos há décadas”.

Na visão do executivo, os bancos enxergam a nuvem como uma forma de impulsionar a inovação de produtos bancários essenciais em pouco tempo, principalmente por conta do aumento das taxas de juros, da concorrência das fintechs e do aumento da concorrência por depósitos.

Além da velocidade e agilidade (43%) como principais motivadores para a migração de mainframe estão a segurança (41%) e a capacidade de adicionar novos recursos (37%) como incentivadores. Ao todo, 68% dos executivos esperam uma taxa interna de retorno sobre seus investimentos superior a 10%, enquanto 77% esperam recuperar seu investimento na migração de mainframe em 18 meses.

Há outros pontos importantes apontados pelo estudo que dizem respeito à sobrevivência dos negócios em ambientes cada vez mais digitais. O risco de interrupção dos negócios, a falta de compreensão sobre o funcionamento do código, a capacidade de atrair e reter o talento tecnológico certo e a regulação de riscos de segurança e conformidade são também impulsionadores da migração.

“Os bancos são bons em recrutar e investir em novos talentos, mas a retenção ainda é um obstáculo”, afirma Abbott. “Os bancos de sucesso estão reformulando suas culturas e planejando de que forma poderão obter as habilidades de que precisarão no futuro. Também estão desenvolvendo estratégias para a contratação de novos grupos de talentos e a requalificação da força de trabalho. Alguns estão aumentando drasticamente o uso de pools de talentos externos e adotando forças de trabalho remotas e híbridas. Enfrentar os desafios ligados à gestão de talentos será crucial para os bancos atingirem suas metas de migração de mainframe nos próximos anos”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.