Notícias

E-commerce brasileiro fatura R$ 161 bi em 2021

O e-commerce brasileiro obteve faturamento recorde em 2021, ou R$ 161 bilhões, crescimento de 26,9% comparado ao ano anterior. O número de pedidos aumentou 16,9%, com 353 milhões de entregas, segundo levantamento divulgado nessa terça (1º) pela Neotrust.

Segundo a empresa, são monitorados de mais de 85% do e-commerce brasileiro. O ticket médio registrou aumento de 8,6% em relação a 2020, atingindo média de R$ 455 por compra.

“O varejo online continua com tendência de crescimento, mesmo após a flexibilização das restrições devido à pandemia e a retomada gradual do comércio físico”, diz Paulina Dias, head de inteligência da Neotrust. “Apenas no quarto trimestre de 2021 foram realizados 101,6 milhões de pedidos, contra 86,6 milhões em 2020.”

Leia também: Mais da metade das grandes empresas brasileiras vai contratar em 2022

As categorias com mais pedidos foram moda, beleza e perfumaria, e saúde – que apresentou crescimento de 87% no faturamento de venda de remédios online em 2021. Celulares, eletrodomésticos e eletroeletrônicos foram os segmentos com maior faturamento.

As regiões de maior destaque são o Sudeste, que concentrou 62,3% das encomendas de 2021, e o Nordeste, com 15,1% – o equivalente a 3,5 pontos percentuais a mais que em 2020 para a região.

Projeção para 2022

Segundo projeção da Neotrust para o ano que vem, a receita do e-commerce deve crescer cerca de 9%, atingindo faturamento recorde de R$ 174 bilhões. A inflação, o dólar elevado e a projeção pessimista do PIB brasileiro são fatores que podem impactar negativamente o crescimento do varejo online.

A expectativa é que os pedidos pela internet aumentem em 8%, totalizando 379 milhões de compras. Já o ticket médio deve se manter estável, com aumento de cerca de 1%, estimado em R$ 460 por pessoa.

“Para 2022 é esperado que haja uma expansão no marketplace, com as empresas mais preparadas para este canal. Outra tendência é a melhoria na interação do físico com o digital, que irá permitir mais eficiência nas compras e na relação do consumidor com a loja”, diz Fabrício Dantas, CEO da Neotrust.

Recent Posts

Ashwin Ballal assume como CIO da Freshworks

Com mais de três décadas de experiência em liderança em tecnologia e estratégia de negócios,…

12 horas ago

Com expectativa de crescer 86% em 2024, Engemon IT amplia suas operações

A Engemon IT inaugurou recentemente um novo escritório operacional em Alphaville, SP. A escolha da…

13 horas ago

Mais de 70% dos profissionais de TI já usam IA: de vilã com potencial de substituir colaboradores a uma eficiente assistente

A Inteligência Artificial (IA) tem se consolidado como uma poderosa aliada no ambiente de trabalho.…

14 horas ago

Microsoft apresenta nova categoria de PCs com Windows focados em IA

A Microsoft lançou uma nova categoria de PCs com Windows projetados para Inteligência Artificial (IA),…

14 horas ago

Aquisição da VMware pela Broadcom traz mar de oportunidades não só para Nutanix

A aquisição da VMware pela Broadcom tem gerado diversas discussões e análises sobre seus impactos…

15 horas ago

Empresas brasileiras listam benefícios de contar com estruturas hiperconvergentes

Durante o Next 24, realizado pela Nutanix, em Barcelona*, na Espanha, o IT Forum ouviu…

17 horas ago