E-commerce brasileiro cresce 5% em 2022 e atinge R$ 169 bilhões em vendas

Segundo ABComm, compras pela Internet já representam 10% do varejo nacionoal

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3:45 pm - 24 de janeiro de 2023
Imagem: Shutterstock

O e-commerce brasileiro cresceu 5% em 2022, na comparação com o ano de 2021, segundo dados levantados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). No total, as vendas registradas atingiram a marca de R$ 169,6 bilhões. Foram cerca de 368,7 milhões de pedidos e um ticket médio de R$ 460 por cliente no ano passado. Segundo a ABComm, as compras pela Internet representam hoje mais de 10% de todo o segmento do varejo nacional.

Os segmentos de eletrodomésticos, telefonia, eletrônicos, casa e decoração, informática e moda tiveram o maior destaque no período analisado. O setor de alimentos e bebidas também registrou crescimento no período, um reflexo do consumo durante a Copa do Mundo. Essa peculiaridade de 2022 impactou positivamente o número de pedidos, porém diminuiu o preço das vendas.

Para 2023, a projeção de crescimento é maior. A expectativa gira em torno de 9,5%, podendo atingir os R$ 186 bilhões ao fim do ano. No período, o ticket médio deve se manter ainda em equilíbrio, chegando a R$ 470. Já os pedidos podem alcançar os 395 milhões.

Mauricio Salvador, presidente da ABComm, explica que o baixo crescimento nas vendas do ano gera mais expectativas para 2023, mas, em um cenário marcado pelo controle da pandemia, os níveis do e-commerce devem se manter estáveis.

“Apesar da digitalização crescente da sociedade global, o pós-pandemia colocou os consumidores de volta nas ruas e esse contexto deve refletir em um crescimento mais lento do setor se comparado aos anos de isolamento social”, destaca o executivo.

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