Dynatrace cresce com a missão de garantir que o software de gigantes funcione ‘perfeitamente’

Dynatrace quer ajudar identificar e resolver problemas de software antes mesmo que eles afetem os usuários finais

Author Photo
8:33 am - 30 de agosto de 2023
Rick McConnell, CEO da Dynatrace Rick McConnell, CEO da Dynatrace. Foto: Divulgação

A Dynatrace, empresa global de soluções de observabilidade e gerenciamento de software, está em uma missão ousada para capacitar seus clientes a criar soluções que funcionem perfeitamente. O CEO da Dynatrace, Rick McConnell, destacou esse posicionamento em conversa com um pequeno grupo de jornalistas do qual o IT Forum fez parte, revelando como a empresa está focada em oferecer aos clientes as respostas necessárias para identificar e resolver problemas de software antes mesmo que eles afetem os usuários finais.

“Em mundo cada vez mais digital, todos os usuários finais esperam que o software funcione perfeitamente o tempo todo, seja para compras on-line, entretenimento ou qualquer outra atividade. No entanto, com a complexidade crescente dos ambientes de nuvem, contêineres e microsserviços, a tarefa de supervisionar e gerenciar esses sistemas tornou-se desafiadora”, alerta ele.

O executivo ressaltou, então, que a Dynatrace se destaca nesse contexto por oferecer uma plataforma unificada que coleta e gerencia diversos tipos de dados, desde métricas até logs e rastreamentos distribuídos.

Além disso, a empresa incorpora inteligência artificial (IA) hipermodal, que agrega IA causal, preditiva e generativa, para analisar esses dados, identificando não apenas problemas atuais, mas também previsões de problemas futuros. “Não se trata apenas de consertar as coisas rapidamente. Mas de aprender com essas experiências para prever quando algo vai dar errado antes que aconteça”, diz McConnell.

Andreas Grabner, ativista de DevOps na Dynatrace, enfatiza a importância da observabilidade – uma evolução do conceito de monitoramento – em software e como ela está evoluindo. Ele compartilhou uma analogia relacionada à experiência pessoal de chegar ao almoço com a imprensa em São Paulo a tempo devido ao uso eficaz de software. “Há duas razões pelas quais eu realmente cheguei aqui em tempo: o motorista do táxi que seguiu o Google Maps e porque o software hoje funcionou perfeitamente para mim”, divertiu-se ele.

Grabner explicou que a Dynatrace coleta e processa diversos tipos de dados, desde métricas até comportamento do usuário, em uma plataforma unificada, possibilitando previsões e análises precisas e essa é a razão pela qual as soluções da empresa são tão críticas nos tempos atuais, onde a rápida resposta é chave.

McConnell destacou que a observabilidade não é mais uma opção, mas uma necessidade para as empresas que buscam oferecer experiências digitais perfeitas e seguras aos usuários. Ele também compartilhou a visão da empresa sobre o futuro da observabilidade, que está se tornando essencial para empresas de todos os setores.

“Há uma evolução em curso no modo que os desenvolvedores estão se tornando cada vez mais críticos em relação à decisão de observabilidade, porque eles desejam integrar plataformas e tecnologia de observabilidade diretamente no código, diretamente no software. E ao fazerem isso, eles têm mais influência e decisão de observabilidade”, acredita ele.

Dynatrace Grail chega ao Brasil

A Dynatrace anunciou recentemente o lançamento do Grail, um grande repositório de dados chamado de “data lake” que permite armazenar e processar dados em grande escala. Com a solução, a empresa busca oferecer opções acessíveis para diferentes tipos de usuários, desde desenvolvedores até equipes de operações, permitindo que eles compreendam e ajam sobre os dados de maneira mais eficiente.

Agora, o Grail chega ao Brasil com a promessa de agilizar análises e ajudar empresas nessa missão. Roberto Carvalho, vice-presidente Regional da Dynatrace para a América do Sul, conta que apesar de ter sido anunciado agora em solo nacional, companhias como Accenture e a Smiles, da Gol, já estão usando a solução em solo nacional e aproveitando de todo o potencial da tecnologia.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Tags:
Author Photo
Déborah Oliveira

Editora-chefe e diretora de Conteúdo do IT Forum, Déborah Oliveira é jornalista com mais de 17 anos de experiência na área de TI. Tem passagens pelas redações da Computerworld, CIO e IDG Now!. Bacharel em Jornalismo, com graduação executiva em Marketing, e MBA em Marketing. Em 2018, foi vencedora do prêmio de melhor Jornalista de TI no Brasil, do Cecom. Em 2019 e 2020, foi destaque do mesmo prêmio na categoria Telecom. É uma das autoras do livro “Da Informática à Tecnologia da Informação – Jornalistas Contam Suas Histórias”, pela editora Reality Books, lançado em 2020.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.