Digitalização democratiza mobilidade urbana em cidades brasileiras

Fator fundamental na vida de boa parte dos moradores de grandes cidades brasileiras, o transporte público tem sido fortemente impactado pela transformação digital. E não só isso: a digitalização pode servir de vetor para a democratização de tecnologias que vão além da mobilidade urbana. É o que demonstrou Rubens Gil, presidente da Autopass, durante sua apresentação no IT Forum Expo nesta quarta-feira (17).

A empresa é especialista em soluções e serviços ligados à mobilidade. Na Grande São Paulo, opera a bilhetagem eletrônica do Cartão BOM, atualmente um universo de mais de 9 milhões de cartões e 3,5 milhões de transações diárias.

Os cartões eletrônicos, disse Gil, são o primeiro movimento de digitalização dos transportes coletivos e remontam a 2006 no Brasil. Hoje, 85% das cidades com mais de 100 mil habitantes já usam bilhetagem eletrônica.

Em alguns lugares do mundo outros meios de pagamento e bilhetagem ganham popularidade. O QRcode, comum em companhias áreas, já é realidade na Europa e até algumas praças brasileiras através da Autopass. Cartões e celulares com NFC são comuns na Ásia. Em Hong Kong, o cartão de transporte público pode ser usado como cartão de débito em qualquer estabelecimento comercial.

“Existem aplicativos, como o Google Maps e o Waze, que ajudam as pessoas a chegarem onde quiserem. Cerca de 44% deste público já utiliza algum app, no entanto outros 37% desconhecem complementarmente qualquer destes serviços”, disse Gil, citando dados de uma pesquisa feita em 2017 pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, a NTU. “Se consigo saber em quantos minutos vou acessar o trem ou pegar o ônibus, colaboro para uma organização viária mais inteligente.”

Após o planejamento, a digitalização também afeta a viagem propriamente dita. Segundo a mesma pesquisa, 58% dos usuários brasileiros de transporte público consomem conteúdo online, sendo que mais da metade delas usa redes sociais. O potencial de geração de receita para companhias de conectividade e serviços, além das próprias concessionárias de transporte, é grande.

Desafios

“A solução para o transporte eficiente em cidades integradas é o coletivo”, defendeu o executivo. “Temos que ter políticas públicas e atuação conjunta do setor privado para que o transporte coletivo efetivamente seja priorizado. E integrado com modais, considerando o poder de escolha do cliente e o potencial da tecnologia.”

Esse potencial, em grandes cidades como SP, é explorado por empresas como o Uber e o Cabify, para partes de trajetos feitos de carro, BlaBlaCar ou Waze Carpool, para caronas, ou o Yellow, no caso de bicicletas, entre tantos outros. Todas colaboram, seja como alternativa individual ou como “última milha” integrada ao transporte coletivo. A tendência, disse o executivo, é que o complemento de modais via serviços digitais aconteça cada vez mais rapidamente.

No entanto, há grandes desafios. Aumentar a integração de modais com mais aplicativos e players é necessário para digitalizar ainda mais a jornada de transporte urbano. Parcerias público-privadas são importantes, ressalta Gil.

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

11 horas ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

13 horas ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

13 horas ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

15 horas ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

17 horas ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

18 horas ago