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Diário de Bordo Digital eleva nível de processos na Líder Aviação

A otimização de processos é um dos pilares da transformação digital em todo segmento, mesmo para aqueles com alto nível de tecnologia. No caso da aviação, a otimização dos processos não só torna o trabalho da tripulação mais eficiente como torna o voo mais seguro. A Líder Aviação foi pioneira na automatização de processos no segmento, e na última semana, Celina Marinho, CIO da empresa, ganhou esse reconhecimento com o prêmio Executivo de TI do Ano de 2022. 

O projeto Diário de Bordo Digital, o qual concorreu na categoria Produtividade – Faturamento de até R$ 1 bilhão, substitui os registros em papel de dados de voo e da situação técnica das aeronaves por registros digitais. O projeto foi liderado por Celina Marinho, que iniciou sua carreira junto à Líder ainda como estagiária, em 1999, quando cursava o último ano de Ciências da Computação. Desde então, ela se tornou Mestre em Visão Computacional e passou por diferentes setores dentro da empresa até se tornar CIO. 

“[O prêmio] Sinaliza que estou no caminho certo. É um incentivo a mais para eu continuar estudando, para que eu continue tendo novas ideias e acreditando que é possível, sim, implantar com sucesso tecnologia e transformar os negócios”, conta. 

Paperless

A tecnologia embarcada nas aeronaves estão cada vez mais avançadas e em constante evolução, no entanto, Celina lembra que alguns processos da aviação e geração de documentação regulamentar ainda exigem muito papel.  

O projeto premiado sob sua liderança registra o desenvolvimento e certificação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) de todo o processo de transformação digital do Diário de Bordo – um documento físico onde são registrados vários dados do voo e da aeronave, como dados da tripulação, identificação da aeronave, trajetos, horas voadas, alguma ocorrência registrada no voo, dentre outras especificações conforme regulamentação.  

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A operação de helicópteros para o mercado offshore da Líder foi a primeira operação de uma empresa de transporte público aéreo no Brasil a propor, desenvolver e certificar junto à ANAC a transformação digital do processo, registro e armazenamento do Diário de Bordo das aeronaves, segundo a executiva. 

A automatização, entre outros ganhos, permitiu o envio e o recebimento de dados sobre os voos, como qualquer discrepância ocorrida durante o voo imediatamente após a ocorrência e de maneira integrada aos próprios sistemas de manutenção. 

“Este projeto envolveu várias pessoas e a contribuição de cada um foi fundamental para atingirmos os objetivos propostos. Como já é de conhecimento de todos, o sucesso de um projeto depende do engajamento das pessoas, do entendimento e melhoria do processo e da aplicação correta da tecnologia para tornar a operação ainda mais eficiente”, diz Celina. 

De olho nos próximos passos, a CIO agora pretende implantar novas tecnologias aos processos da empresa, incluindo analytics e Inteligência Artificial, além de ampliar o projeto de eliminação de papel em outros processos da Líder Aviação. 

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