Dia da Árvore: D4Sign contabiliza 30 mil árvores preservadas por ano
Segundo empresa, assinatura digital reduz uso de papel, água e emissão de CO₂, além de fortalecer compromissos ESG
Comemorando neste sábado (21), o Dia da Árvore de 2024 ganha contornos dramáticos com as queimadas que assolaram o País nas últimas semanas. Para as empresas, é uma oportunidade de refletir sobre ESG, principalmente no que diz respeito à preservação ambiental e como reduzir impacto ecológico.
Nesse contexto, a D4Sign, empresa especializada em assinatura eletrônica e digital, divulgou que ela e os clientes contribuem para mitigar o desmatamento de mais de 30 mil árvores por ano, poupando 1,5 milhão de litros de água e evitando a emissão de mais de 553 mil kg de CO2.
Leia ainda: Governo Federal registra recorde de vazamentos de dados em 2024
“Esses números ilustram o impacto positivo que uma abordagem tecnológica e consciente pode ter no meio ambiente”, defende Rafael Figueiredo, CEO da empresa. A tese da companhia é de que as assinaturas digitais substituem a assinatura de documentos em papel, modernizando processos e reduzindo impacto no meio ambiente.
Digital e o Dia da Árvore
Segundo a empresa, o uso de documentos eletrônicos elimina a necessidade de imprimir, assinar e arquivar papéis, diminuindo a demanda por papel e, consequentemente, do desmatamento. Uma organização pode economizar milhares de folhas de papel por ano com o processo, diz a D4Sign.
Figueiredo lembra que a produção de papel consome grandes quantidades de água em suas várias etapas. Portanto, reduzir documentos físicos ajuda a conservar recursos hídricos, diminui o impacto das operações e contribui para a redução da pegada de carbono.
“Negócios que adotam assinaturas digitais frequentemente se tornam líderes em práticas sustentáveis e inspiram outras organizações a seguir o mesmo caminho. Além do mais, muitas empresas engajadas em soluções digitais investem em projetos e iniciativas que promovem a educação ambiental e o voluntariado, ampliando ainda mais seu impacto positivo no meio ambiente”, diz o CEO.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!