Notícias

Desenvolvimento e integração das equipes são alicerces da Gupy

Uma startup que nasceu do desejo de inovar o processo de recrutamento e seleção, apoiando-se na tecnologia para torná-lo mais eficaz. A Gupy, terceira colocada no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar em TI, do Great Place to Work (GPTW) em parceria com a IT Mídia, na categoria pequenas, adota internamente a postura de inquietude que deu origem a ela. O foco em desenvolvimento, com incentivo ao aprendizado constante, é a marca de diversas práticas de RH da empresa. “Nosso objetivo é construir uma fábrica de talentos”, revela Stefanie Ferracciu, gerente de RH da empresa.

O caminho para essa meta ambiciosa? O acompanhamento constante do profissional, a definição de metas claras, mentorias e um ambiente colaborativo. “Oferecemos possibilidades de carreira e oportunidades de desenvolvimento contínuo, baseadas no compartilhamento interno de conhecimento e na conexão com referências externas”, diz.

Todos os líderes técnicos são estimulados a promover conversas periódicas com suas equipes, em time ou individualmente, garantindo alinhamento à estratégia e acompanhamento tanto no que diz respeito à carreira quanto no aspecto pessoal. “Os líderes deixam muito claro o que é esperado de cada desenvolvedor, e a partir daí, eles possuem autonomia para dividir seu tempo”, explica.

Trimestralmente também ocorre o chamado dia T, em que são abordados os acontecimentos do trimestre anterior e os desafios para o próximo. O evento envolve todos os colaboradores, que juntos traçam metas claras, com base na metodologia Objectives and Key Results (OKR). “Definimos, no máximo, cinco OKRs para que possamos atuar bem focados. Esse é um momento importante não apenas de troca, mas também para manter todos alinhados”, destaca Stefanie.

Discutir os desafios com o time é outra prática da Gupy. “Criamos canais e grupos para aprender com os colaboradores (chamados internamente de Gupiers em uma referência ao nome da empresa), surgindo insights incríveis de como ajustar nossos processos e políticas”, revela a gerente.

Moeda de reconhecimento

Um dos projetos que surgiu da proposta de um colaborador foi a Gupy Coin, baseada no conceito de Merit Money. A ideia partiu de um líder técnico, que achava que era preciso adotar uma forma de avaliação e reconhecimento interno mais constante. Com a implementação do projeto, mensalmente, cada colaborador recebe Gupy Coins, que devem ser usados para reconhecer um colega de trabalho.

A doação das moedas é feita por meio de um sistema no qual o profissional determina quantas moedas vai dar e as razões pelas quais deseja premiar o colega, usando exemplos palpáveis e hashtags de pilares da cultura da empresa. Cabe ao RH validar a doação, garantindo que as regras sejam seguidas. “O colaborador não pode premiar a si mesmo nem pedir Gupy Coins aos colegas”, explica, destacando que a iniciativa também permite identificar os valores que mais se destacam.

O projeto-piloto foi implementado entre janeiro e junho na área de produtos. Diante do sucesso, a Gupy está expandindo e até o fim do ano deve envolver toda empresa. “Temos profissionais com perfil introspectivo, que ajudam muitos colegas e percebemos que eles recebem muitas Gupy Coins.”

A gerente explica que as moedas vão para uma carteira virtual e o funcionário pode trocar por diversos produtos em uma loja virtual, que vão desde vale presente com Xbox, Playstation, Netflix e Uber até canecas e camisetas Gupy.

Além do reconhecimento dos colegas, a empresa também realiza a avaliação formal e discute frequentemente o desempenho da equipe. “Uma vez por semana, na reunião de Diretoria, abordamos promoções e falamos quem não está performando para traçarmos um Plano de superação. Este ano já promovemos 70 pessoas”, revela Stefanie.

Celebrar as conquistas é outra forma de evidenciar os resultados do trabalho em equipe. “Adoramos reconhecer os times e as pessoas pelas suas conquistas, seja na conversa individual entre líder e liderado ou em happy hours e festinhas para celebrarmos juntos. Um dos nossos valores é “Juntos somos mais fortes”, o que traz um senso de união e time que também contribui muito para a felicidade do Gupier”, conclui.

Recent Posts

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

5 horas ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

6 horas ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

6 horas ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

23 horas ago

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais

Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…

1 dia ago

Infraestrutura de TI também precisa evoluir para apoiar a sustentabilidade

Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…

1 dia ago