Desenvolvimento e integração das equipes são alicerces da Gupy

Fornecedora de solução de Recrutamento e Seleção incentiva busca por conhecimento e união dos times para suportar a rápida expansão da empresa

Author Photo
10:18 pm - 17 de outubro de 2019

Uma startup que nasceu do desejo de inovar o processo de recrutamento e seleção, apoiando-se na tecnologia para torná-lo mais eficaz. A Gupy, terceira colocada no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar em TI, do Great Place to Work (GPTW) em parceria com a IT Mídia, na categoria pequenas, adota internamente a postura de inquietude que deu origem a ela. O foco em desenvolvimento, com incentivo ao aprendizado constante, é a marca de diversas práticas de RH da empresa. “Nosso objetivo é construir uma fábrica de talentos”, revela Stefanie Ferracciu, gerente de RH da empresa.

O caminho para essa meta ambiciosa? O acompanhamento constante do profissional, a definição de metas claras, mentorias e um ambiente colaborativo. “Oferecemos possibilidades de carreira e oportunidades de desenvolvimento contínuo, baseadas no compartilhamento interno de conhecimento e na conexão com referências externas”, diz.

Todos os líderes técnicos são estimulados a promover conversas periódicas com suas equipes, em time ou individualmente, garantindo alinhamento à estratégia e acompanhamento tanto no que diz respeito à carreira quanto no aspecto pessoal. “Os líderes deixam muito claro o que é esperado de cada desenvolvedor, e a partir daí, eles possuem autonomia para dividir seu tempo”, explica.

8361e21c 08b3 4a0b 8519 fa6679f99d2f

Trimestralmente também ocorre o chamado dia T, em que são abordados os acontecimentos do trimestre anterior e os desafios para o próximo. O evento envolve todos os colaboradores, que juntos traçam metas claras, com base na metodologia Objectives and Key Results (OKR). “Definimos, no máximo, cinco OKRs para que possamos atuar bem focados. Esse é um momento importante não apenas de troca, mas também para manter todos alinhados”, destaca Stefanie.

Discutir os desafios com o time é outra prática da Gupy. “Criamos canais e grupos para aprender com os colaboradores (chamados internamente de Gupiers em uma referência ao nome da empresa), surgindo insights incríveis de como ajustar nossos processos e políticas”, revela a gerente.

Moeda de reconhecimento

Um dos projetos que surgiu da proposta de um colaborador foi a Gupy Coin, baseada no conceito de Merit Money. A ideia partiu de um líder técnico, que achava que era preciso adotar uma forma de avaliação e reconhecimento interno mais constante. Com a implementação do projeto, mensalmente, cada colaborador recebe Gupy Coins, que devem ser usados para reconhecer um colega de trabalho.

A doação das moedas é feita por meio de um sistema no qual o profissional determina quantas moedas vai dar e as razões pelas quais deseja premiar o colega, usando exemplos palpáveis e hashtags de pilares da cultura da empresa. Cabe ao RH validar a doação, garantindo que as regras sejam seguidas. “O colaborador não pode premiar a si mesmo nem pedir Gupy Coins aos colegas”, explica, destacando que a iniciativa também permite identificar os valores que mais se destacam.

Equipe

O projeto-piloto foi implementado entre janeiro e junho na área de produtos. Diante do sucesso, a Gupy está expandindo e até o fim do ano deve envolver toda empresa. “Temos profissionais com perfil introspectivo, que ajudam muitos colegas e percebemos que eles recebem muitas Gupy Coins.”

A gerente explica que as moedas vão para uma carteira virtual e o funcionário pode trocar por diversos produtos em uma loja virtual, que vão desde vale presente com Xbox, Playstation, Netflix e Uber até canecas e camisetas Gupy.

Além do reconhecimento dos colegas, a empresa também realiza a avaliação formal e discute frequentemente o desempenho da equipe. “Uma vez por semana, na reunião de Diretoria, abordamos promoções e falamos quem não está performando para traçarmos um Plano de superação. Este ano já promovemos 70 pessoas”, revela Stefanie.

Celebrar as conquistas é outra forma de evidenciar os resultados do trabalho em equipe. “Adoramos reconhecer os times e as pessoas pelas suas conquistas, seja na conversa individual entre líder e liderado ou em happy hours e festinhas para celebrarmos juntos. Um dos nossos valores é “Juntos somos mais fortes”, o que traz um senso de união e time que também contribui muito para a felicidade do Gupier”, conclui.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.