Desenvolvedores iniciantes priorizam cultura organizacional a salários

Segundo pesquisa da Trybe, linguagens e ferramentas e plano de carreira também estão entre as prioridades

Author Photo
8:15 am - 03 de junho de 2022
programadores

A cultura organizacional é fator determinante para 58% dos desenvolvedores participarem de processos seletivos, segundo levantamento da edtech Trybe feito com estudantes. Para aqueles que estão iniciando na carreira a cultura da organização aparece, inclusive, à frente do quesito remuneração.

“Com a pandemia, tudo mudou, inclusive as prioridades das pessoas. Na perspectiva do mercado de trabalho de tecnologia, em específico na área de recrutamento, uma dessas mudanças é o peso atribuído à cultura organizacional”, afirma João Duarte, cofundador e VP de Arquitetura, Dados e Segurança da Trybe.

Leia mais: Brasileiros priorizam desenvolvimento de carreira a salários e benefícios

Os critérios mais citados pelos alunos da edtech foram respectivamente: cultura da empresa (58%); linguagens e ferramentas das vagas (55%), plano de carreira (41%); benefícios (37%), remuneração (35%); reputação da empresa no mercado (30%); desafio profissional (28%); e em tempos de home-office e trabalho híbrido, a localização ficou com apenas 7% de citação.

A pesquisa realizada com 180 alunos ainda apontou o principal ponto avaliado na hora de seguir ou não em um determinado processo seletivo. Novamente a cultura da empresa despontou com 26% dos votos dos entrevistados. Com 16%, o tempo do processo foi a segunda opção mais citada, seguidos de: stacks com 10,7%, alinhamento de objetivo com 8,4%, transparência do processo com 6,9%, remuneração e o site de avaliações de empresas, Glassdoor, empataram com 6,1.

“A área de TI apresenta uma das maiores taxas de rotatividade de pessoas colaboradoras nas empresas de todo o mercado. Lembrando o quanto é difícil preencher o déficit do setor, por isso esse alinhamento de valores é um passo para que os colaboradores se tornem, no futuro, promotores da empresa e além disso, construam uma carreira sólida e se desenvolvam como os profissionais sêniores que as empresas tanto buscam”, conclui João Duarte.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.