Desde que se tornou gratuito, uso do Google Meet cresceu 20 vezes no Brasil

Ferramenta de colaboração em vídeo da big tech cresceu principalmente para uso educacional (73%) e para trabalho (59%)

Author Photo
3:42 pm - 29 de abril de 2021
Google Meet segurança

De acordo com dados do Google divulgados nesta quinta (29), o tempo de uso da plataforma de videoconferência e colaboração Meet aumentou 20 vezes no Brasil durante a pandemia. Desde janeiro de 2021, o uso no país cresceu 275%. Os dados foram tornados públicos pela big tech para marcar o aniversário de um ano desde que a solução foi disponibilizada gratuitamente, em abril de 2020, logo no início da pandemia de COVID-19.

Para entender melhor o uso da plataforma pelos brasileiros, a empresa conduziu uma pesquisa online com 1.551 pessoas no país. A maior parte (55,4%) usa o Meet várias vezes por semana, e um terço pelo menos uma vez por dia.

Leia mais: Estudo: 80% dos consumidores online aceitam recomendações de IA

Assistir aulas e fazer reuniões de trabalho se firmaram como os principais usos feitos no país. Mais de 73% dos entrevistados usam o Google Meet para estudar, 59% usam para o trabalho e 44% para a vida pessoal: encontro com amigos e família, aulas de atividades extracurriculares, eventos religiosos, namoro e terapia online.

“Nesse período, também recebemos diversos retornos dessas pessoas, e aprimoramos a ferramenta para atender algumas necessidades”, conta em comunicado Raquel Cabral, head de vendas de Google Workspace para a América Latina. “Por exemplo, pensando nos brasileiros, criamos um recurso para reduzir o consumo de dados.”

Além de aulas de escola ou universidade (56%), os entrevistados utilizam o Meet para aulas de idiomas (16%), música (8%), desenho (7%), culinária (6%) e artesanato (4%). Os principais eventos apontados no estudo são os religiosos (17%), seguidos pelas festas de aniversário (14%).

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.