Dasa firma parceria de coinovação com o Google

Acordo de cinco anos visa acelerar o processo de transformação digital da rede de saúde no uso de dados

Author Photo
10:13 am - 13 de março de 2023
Danilo Zimmermann, Dasa Danilo Zimmermann deixou a posição de diretor-geral de tecnologia e transformação digital da Dasa (Imagem: Divulgação/Dasa)

A Dasa e o Google anunciaram na semana passada uma parceria de coinovação de cinco anos que visa acelerar o processo de transformação digital da rede de saúde no uso de dados para predição e prevenção na jornada de cuidado dos seus usuários. O acordo é também o primeiro de longo prazo do Google Cloud com uma empresa do setor de saúde no País.

A relação entre as empresas teve início em 2019, quando a empresa de saúde decidiu construir o seu data lake na nuvem do Google. Hoje, a Dasa é dona de um dos maiores data lakes privados do setor na região das Américas. São mais de 6,8 bilhões de dados, sendo 60% interoperáveis.

A nova parceria com o Google também visa endereçar tais dados com o uso de tecnologias de IA e análise de dados em diagnósticos. Segundo a empresa de saúde, esse banco de informações contribui para que a empresa desenvolva novos algoritmos capazes de identificar doenças em exames até 24 vezes mais rapidamente.

Leia também: Sophos alerta que IA generativa terá papel duplo na cibersegurança

Outro foco da parceria é aprimorar o assistente de saúde digital da Dasa, o Nav, que é usado por mais de 5,5 milhões de pacientes e 34,5 mil médicos. O objetivo é o desenvolvimento de novas funcionalidades e melhorias para torná-lo um hub de saúde dos seus usuários. A parceria também habilita uma dinâmica de trabalho conjunto entre a empresa de saúde e algumas áreas do Google para potencializar a inovação no setor.

Dasa mais estratégico

Para Danilo Zimmermann, diretor-geral de tecnologia e transformação digital da rede de laboratórios, os dados podem se transformar em informações estratégicas, capazes de auxiliar na prática de uma medicina mais preditiva, preventiva e personalizada, com foco na saúde – e não na doença.

“É um projeto que está completamente alinhado à construção de uma experiência digital em saúde, o que é diferente de se falar, apenas, da digitalização da saúde. Além disso, queremos que o Google Cloud contribua na potencialização da nossa cultura de inovação. Esta simbiose entre grandes empresas é benéfica para o sistema de saúde, pois projetos como este permitem trabalhar em rede e acelerar a transformação da jornada de cuidado, gerando eficiência para o setor”, explica Zimmermann.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.