Dasa migra cargas de trabalho para nuvem da Oracle

Atualização dos sistemas para a Oracle Cloud Infrastructure trouxeram agilidade e alta disponibilidade, impactando usuários finais do laboratório

Author Photo
6:33 pm - 22 de junho de 2023
Danilo Zimmermann, Dasa Danilo Zimmermann deixou a posição de diretor-geral de tecnologia e transformação digital da Dasa (Imagem: Divulgação/Dasa)

A Dasa anunciou uma parceria com a Oracle para a utilização da Oracle Cloud Infrastructure (OCI). Segundo as empresas, a adoção da nuvem da provedora de tecnologia já aumentou em pelo menos 100% o processamento de exames laboratoriais e a liberação de resultados a pacientes, aumentando a produtividade dos atendentes nas unidades diagnósticas e hospitalares.

Entre os exemplos de maior eficiência está o tempo de consulta de exames anteriores dos pacientes, que teria passado de 9 segundos para 1 segundo.

“Os resultados têm sido significativos. Além de maior robustez, as atualizações dos sistemas apontaram ganhos importantes principalmente nos processos internos das nossas unidades, presentes em todo o Brasil. Algumas rotinas que anteriormente duravam horas, passaram a serem administradas e disponibilizadas em minutos”, explica Danilo Zimmermann, diretor-geral de tecnologia e transformação digital da Dasa.

Leia também: Dasa firma parceria de coinovação com o Google

A parceria faz parte da estratégia da Dasa de expansão das operações da sua rede, que busca escalabilidade, resiliência, disponibilidade e segurança em seus sistemas a fim de otimizar e fortalecer os serviços.

A Oracle destaca ainda que a OCI garante disponibilidade do sistema 24 horas por dia, o que dispensa atualizações para continuar garantindo as funcionalidades de performance.

Jorge Stakowiak, diretor de tecnologia da Dasa, aponta outros avanços nos sistemas de processamento de exames laboratoriais que impactam na liberação técnica dos resultados.

“Atualmente, as informações aparecem na tela do computador em cinco segundos. Antes, o tempo era de um minuto. Um relatório de hemograma, por exemplo, era liberado em 40 minutos. Com Oracle Cloud, chega a 10 minutos. Isso reflete diretamente na melhor experiência para os usuários”, conta.

O time de TI da Dasa trabalhou com os especialistas da Oracle para alcançar os resultados obtidos. Segundo a Dasa, foram mais de 13 migrações bem-sucedidas graças à sinergia e conexão das duas equipes.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.