Base de dados de 223 milhões de brasileiros é oferecida por hacker

Pacote de informações vendido por R$ 95 mil é atribuído ao Poupatempo

Author Photo
1:02 pm - 16 de março de 2021
hacker

Uma base de dados contendo informações de 223 milhões de brasileiros, incluindo nome completo, CPF, endereço, celular, sexo e data de nascimento, é oferecida na internet por R$ 95 mil (ou 0,3 bitcoin), reporta o jornal Folha de S.Paulo.

O vazamento se assemelha ao relatado em janeiro deste ano e inclui uma amostra de 10 milhões de registros, ofertado como uma “degustação”. Segundo a publicação, os dados são atribuídos ao Poupatempo, órgão do Estado de São Paulo que opera serviços como a emissão de documentos.

Em nota, a Prodesp, empresa pública responsável pela gestão de tecnologia do Poupatempo, informou que não houve vazamento de dados de qualquer terminal

Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre o megavazamento de dados

“A Prodesp, empresa de tecnologia do governo de São Paulo, esclarece que não houve vazamento de dados de qualquer terminal do programa Poupatempo. A companhia adota rígidos controles e regras de acesso ao sistema de dados, que é monitorado 24 horas por dia em tempo real pelas equipes de TI”, diz o órgão em posicionamento enviado à publicação.

Ainda segundo o jornal, a base de dados foi validada como real pela empresa de cibersegurança Cipher. A empresa especula que os dados podem ser um agregado de informações oriundas de diversas bases, já que elementos duplicados foram encontrados.

Em janeiro, brasileiros foram alvo de um megavazamento de dados que expôs informações de 223 milhões de cidadãos. O caso é investigado pela Polícia Federal e pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). No mês passado, mais de 100 milhões de contas de celular também foram vazadas; além de 12 milhões de números de cartões de crédito.

(Com informações de Folha de S.Paulo)

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.