Novo vazamento expõe mais de 100 milhões de contas de celular no Brasil

Venda de dados sensíveis da dark web foi identificada pela companhia de cibersegurança PSafe

Author Photo
5:06 pm - 10 de fevereiro de 2021

Brasileiros foram alvos de mais um vazamento de dados, revelou a companhia de cibersegurança PSafe, através do defndr lab, nesta quarta-feira (10). A empresa é a mesma que, em janeiro, divulgou o megavazamento de dados de 223 milhões de CPFs de cidadãos do País.

O novo incidente foi noticiado em primeira mão pelo NeoFeed, e o inclui dados de mais de 100 milhões de contas de celular. À publicação, Marco DeMello, CEO e fundador da PSafe, revelou que as contas foram vazadas na dark web e contém informações sensíveis de milhares de brasileiros.

Leia também: O que as empresas podem aprender com o megavazamento de dados

Entre os dados que podem ter sido vazados estão tempo de duração de ligações, valor da conta telefônica, data de nascimento, CPF, endereço de email e outros dados. Pessoas públicas como o presidente Jair Bolsonaro e os apresentadores William Bonner e Fátima Bernardes, estariam entre os atingidos pelo vazamento.

Ainda ao NeoFeed, a PSafe relatou que enviará um documento detalhado com sua investigação sobre o caso para a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre o megavazamento de dados

Segundo a companhia afirmou, o cibercriminoso que está vendendo as informações na dark web pelo equivalente a US$ 1 por registro. A carteira de bitcoin em que os pagamentos são recebidos também já teria sido identificada.

Ainda de acordo com a PSafe, o hacker apontou que as informações foram extraídas das bases de dados de duas grandes operadoras, Vivo e Claro. Ao NeoFeed, ambas negaram o vazamento.

(Com informações do NeoFeed)

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.