Notícias

Cruzeiro migra infraestrutura de TI para nuvem da Oracle

A transformação digital tem sido pauta prioritária de organizações de diversos setores. Com o esporte profissional não tem sido diferente. O Cruzeiro Esporte Clube é um dos clubes brasileiros que tem apostado na tecnologia para otimizar a prestação de serviços aos torcedores.

O clube, que antes tinha servidores instalados em data centers interno e externo, levou toda sua infraestrutura para a nuvem, usando o Oracle Cloud. O que antes era uma capacidade limitada virou um ambiento robusto, seguro e ágil.

A infraestrutura era aquém do esperado e o clube pôde comprovar isso no final de 2017, em meio a um dos seus momentos de glória. Com a chegada da equipe à final da Copa do Brasil, sócio-torcedores tiveram dificuldades para adquirir ingressos pelo site e aplicativo do clube antes do início das vendas. Problemas de instabilidade nas plataformas foram registrados e provocaram frustração e ansiedade nos cruzeirenses.

Dificuldades para compra de bilhetes também foram vistas neste ano na disponibilização de pacotes para os jogos da Libertadores da América. Foi quando os dirigentes do clube decidiram mover a infraestrutura tecnológica para a nuvem.

Se antes o clube encontrava dificuldades para vender 200 ingressos por hora, hoje o sistema está dimensionado para processar 750 ingressos por minuto, ou seja, 45 mil por hora, o suficiente para vender todos os assentos do Mineirão em uma hora e meia.

O resultado, segundo o clube, já foi percebido em julho, quando a venda de ingressos para os sócios-torcedores para a partida contra o Atlético-PR alcançou o ritmo de 1,5 mil ingressos por hora. Hoje, cada sócio gasta menos de 20 segundos para adquirir seu ingresso, sem enfrentar lentidões, quedas e problemas de processamento.

Com o sucesso do primeiro projeto, o clube já está avaliando a adoção de outras soluções da Oracle, como ERP, CRM, atendimento a clientes, chatbot e BI, de forma a trabalhar com uma arquitetura organizada e padronizada. Com a adoção dessas tecnologias o clube pretende reduzir os riscos das decisões estratégicas, beneficiando a criação e gerenciamento de novos projetos.

Recent Posts

Diego Barreto assume como novo CEO do iFood

Diego Barreto foi nomeado como CEO do iFood, substituindo Fabricio Bloisi, que assumiu a liderança…

21 minutos ago

Com “fábricas de IA”, Dell quer acelerar projetos de inteligência artificial de clientes

Acelerar projetos de inteligência artificial (IA) dos clientes através de uma oferta que combina computação,…

22 minutos ago

Vittude lança mapeamento de saúde mental em empresas

A Vittude, startup especialista em atendimento de saúde mental para empresas, anunciou recentemente o lançamento…

1 hora ago

Nova funcionalidade do ChatGPT permite upload direto do drive

A OpenAI anunciou que o ChatGPT agora permite que usuários façam upload de arquivos diretamente…

2 horas ago

Sony Music adverte setor de tecnologia sobre uso indevido de conteúdo para IA

A Sony Music Group enviou uma carta a mais de 700 empresas de tecnologia e…

4 horas ago

Ransomware-as-a-Service é lucrativo e tem até ‘programa de canais’

O Ransomware-as-a-Service é um modelo de negócio considerado lucrativo, semelhante ao Software-as-a-Service (SaaS), e que…

4 horas ago