Notícias

Criptomoedas em alta aumentam mineração maliciosa feita por hackers

As variantes de mineradores maliciosos de criptomoedas, ou seja programas maliciosos criados para roubar criptomoedas de dispositivos infectados, cresceram quatro vezes entre fevereiro e março deste ano. Segundo o relatório Malware Q1 2021 da Kaspersky, o volume de modificações únicas passou de 3.815 para 16.934 no período. Os especialistas de cibersegurança relataram a ocorrência de mais de 23 mil novas versões desta ameaça no trimestre.

Geralmente, esses programas são instalados sem o conhecimento dos usuários para desviar vários tipos de criptomoeda. Alguns cibercriminosos chegam a roubar milhões de dólares. De acordo com a companhia, a popularidade dessas ferramentas, criadas em 2018, caiu muito no último ano.

“É muito cedo para afirmar se a tendência que observamos no primeiro trimestre de 2021 veio para ficar. No entanto, parece que o aumento no valor do Bitcoin e de outras criptomoedas despertou novamente o interesse nos cibercrminosos”, comentou Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky. Caso os mercados de moedas virtuais se mantenham fortes este ano, a tendência é que esses ataques aumentem.

Leia mais: “Inclusão deve ser projeto pragmático, não moral”, defende Lilia Schwarcz

O mapeamento também indica um crescimento no número de internautas que foram vítimas de mineradores ao longo do ano.  Os ataques saltaram de 187.746 em janeiro para 200.045 em março. Mais de 400 mil usuários únicos foram protegidos dos mineradores no primeiro trimestre de 2021.

Além disso, os dados do estudo apontam para a diminuição no número de usuários alvos de trojans móveis e bancários (desktop), bem como o aumento de ataques de ransomware, que cresceram de 3.096 detecções no quarto trimestre de 2020 para 4.354 no primeiro trimestre de 2021.

Para mitigar riscos de exposição a mineradores, a Kaspersky recomenda a instalação de soluções de segurança nos computadores. Além disso, sugere a alteração de configurações da dessas para bloquear quaisquer programas classificados com o “riskware”, como são classificados. Também é importante sempre manter softwares atualizados e buscar instalar aplicativos de fontes legítimas em seus dispositivos.

Recent Posts

HPE Financial Services recicla 4,2 milhões de ativos de TI em 2023

A HPE Financial Services, divisão de soluções financeiras da Hewlett Packard Enterprise, anunciou essa semana…

2 horas ago

Gartner: 63% das empresas do mundo implementaram ‘zero trust’

Em um comunicado divulgado essa semana, a consultoria de TI Gartner estima que 63% das…

2 horas ago

IT Forum Trancoso: “Brasil deve ser o novo centro do pensamento ecológico”, diz Miguel Setas, da CCR

É fundamental que organizações definam um propósito que impacte positivamente o mundo que as cercam.…

11 horas ago

Estudo usa IA e prevê seca na Grande São Paulo em 2025

Um estudo feito pelo centro de pesquisas privado Lactec que usou inteligência artificial para analisar…

1 dia ago

GE Lighting obtém 50% de economia com suporte SAP da Rimini

A GE Lighting, empresa americana que oferece produtos de iluminação residencial e casas inteligentes, migrou…

2 dias ago

Inteligência artificial reduz desperdício de alimentos frescos em grande varejista de São Paulo

Apesar de vitais para a humanidade, frutas, verduras e hortaliças sofrem um problema crônico de…

2 dias ago