Criminosos lançaram mais de 9 milhões de ataques DDoS em 2021

Durante o segundo semestre de 2021, os cibercriminosos lançaram cerca de 4,4 milhões de ataques Distribuídos de Negação de Serviços (DDoS), elevando o número total de ataques em 2021 para 9,75 milhões, de acordo com o Relatório de Inteligência de Ameaças bianual da Netscout Systems.

Esses ataques representam uma queda de 3% em relação ao número recorde estabelecido durante o auge da pandemia, mas continuam em um ritmo 14% acima dos níveis pré-pandêmicos.

De acordo com o documento, o segundo semestre de 2021 estabeleceu exércitos de botnets de alta potência e reequilibrou a proporção de ataques volumétricos e direct-path, ataques provenientes de IPs reais não camuflados, criando procedimentos operacionais mais sofisticados para invasores e adicionando novas táticas, técnicas e métodos aos seus arsenais.

“Embora possa ser tentador observar a diminuição nos ataques gerais, à medida que os agentes de ameaças reduzem seus esforços, observamos uma atividade significativamente maior em comparação com os níveis pré-pandemia”, disse Richard Hummel, líder de inteligência de ameaças da empresa. “A realidade é que os invasores estão constantemente inovando e adaptando novas técnicas, incluindo o uso de botnets baseadas em servidores, serviços DDoS for Hire e ataques tipo direct-path (IPs reais não camuflados) que perpetuam continuamente o cenário de ameaças.

Além disso, as operações de extorsão DDoS e ransomware estão em ascensão. Três campanhas de extorsão DDoS de grande visibilidade operando simultaneamente é um novo recorde. Gangues de ransomware, incluindo Avaddon, REvil, BlackCat, AvosLocker e Suncrypt, foram observadas usando DDoS para extorquir vítimas. Devido ao seu sucesso, os grupos de ransomware têm operadores de extorsão DDoS disfarçados de afiliados, como a recente campanha REvil DDoS Extortion.

Outro destaque foram os serviços DDoS de Aluguel, que facilitaram o lançamento de ataques. A Netscoup examinou 19 serviços DDoS de Aluguel e seus recursos que eliminam os requisitos técnicos e o custo de lançar ataques DDoS massivos. Quando combinados, eles oferecem mais de 200 tipos de ataque diferentes.

Os ataques do tipo direct-path (IPs reais não camuflados) estão ganhando popularidade. Adversários inundam as empresas com ataques volumetricos baseadas em protocolos TCP e UDP, também conhecidas como ataques direct-path utilizandos IPs reais e não disfarçados. Por outro lado, uma redução de alguns ataques de amplificação reduziu o número total de ataques.

Os invasores visavam setores selecionados. Os mais atingidos incluem editores de software (aumento de 606%), companhias e corretores de seguros (aumento de 257%), fabricantes de computadores (aumento de 162%) e faculdades, universidades e escolas profissionais (aumento de 102%)

Recent Posts

CSPs estão otimistas sobre uso de IA em telecomunicações

Os provedores de serviços de comunicações (CSPs) estão otimistas com relação à inteligência artificial. Mais…

20 minutos ago

Scarlett Johansson vs. OpenAI: A luta contra as réplicas digitais

A recente controvérsia envolvendo Scarlett Johansson e a OpenAI levantou uma questão importante sobre o…

1 hora ago

Mais da metade dos ataques contra empresas no Brasil em 2023 usaram IA generativa

Apesar de uma redução no número total de ataques cibernéticos no Brasil entre 2022 e…

2 horas ago

Atos faz upgrade de sistema de geoprocessamento da Cemig

A Atos anunciou essa semana a conclusão de um projeto de modernização do sistema de…

3 horas ago

Tecnologia espacial da Embrapa vai mapear aquicultura no Brasil

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) planeja testar uma tecnologia de imagem por satélite…

3 horas ago

Parceiros Nutanix estão animados com oportunidades de negócios geradas após movimentações do mercado

A Nutanix, fornecedora de soluções hiperconvergentes, tem como seu modelo de negócios a venda via…

4 horas ago