CPQD e Governo Federal anunciam acordo para uso de identidade digital descentralizada
Acordo prevê um piloto com grupo de usuários cadastrados no GOV.BR em serviço ainda a ser divulgado
O CPQD e a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (SGD/MGI) anunciaram, na terça-feira (12), um acordo de cooperação técnica para testar usos de tecnologias de identidade digital descentralizada em serviços públicos. Com dois anos de vigência, o acordo prevê um piloto com usuários de uma unidade específica da administração federal a ser definida.
“A intenção é utilizar identidade digital descentralizada para dar mais segurança e, ao mesmo tempo, facilitar o acesso ao portal GOV.BR pelo usuário, que não precisará mais digitar login e senha”, explica em comunicado Fernando Marino, gerente de soluções de blockchain do CPQD.
A promessa é que essa tecnologia permita a emissão e a verificação de dados autenticados “de forma segura, no formato de uma credencial verificável”, diz o especialista.
Leia também: Brasil é o país da América Latina que mais sofre ataques em sistemas Linux
A SGD é, entre outras coisas, responsável pelo GOV.BR, principal portal de acesso a serviços de governo digital do Brasil com 160 milhões de usuários cadastrados e 4.400 serviços digitais atrelados e disponíveis.
Segundo Marino, o CPQD já realizou provas de conceito em parceria com a SGD/MGI. O objetivo foi avaliar o uso de credenciais verificáveis para acesso ao GOV.BR.
“O objetivo agora é evoluir para um piloto com usuários de uma área específica, que poderão acessar o portal com sua credencial verificável, de forma mais fácil e segura. Outra vantagem é que essa credencial poderá ser reutilizada para acesso a outros serviços de governo, ou mesmo do setor privado”, acrescenta.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!