A adoção em massa do sistema de trabalho remoto causada pelo novo coronavírus (Covid-19) está causando diversas mudanças e adaptações não só na rotina das pessoas, mas das empresas também. E uma das áreas que mais está sendo demandada no momento diz respeito ás redes sociais e serviços de streaming.
Facebook, YouTube, Instagram e Twitter, além de serviços de streaming como Netflix e HBO e serviços de aplicativos, já divulgaram um aumento significativo de audiência.
Para comparação, Facebook Messenger e Instagram já anunciaram um aumento de 50% na troca de mensagens na última semana. Se levarmos em conta que esse é o serviço que consome menos banda de internet e transportarmos esse número para outros serviços, é possível imaginar o tamanho da demanda tanto de uso como infraestrutura.
De forma a garantir que o serviço seja entregue para todos os usuários, as empresas estão tomando a iniciativa de diminuir a qualidade de transmissão, o que reduz o consumo de internet.
O YouTube anunciou na última terça-feira (24) que irai reduzir globalmente a qualidade dos vídeos, trocando a resolução de HD pelo padrão de 480 pixels, com menor resolução. Netflix e Amazon (pela sua plataforma Prime Video) também indicaram que vão diminuir a qualidade padrão de transmissão dos conteúdos para não sobrecarregar a rede.
Quando se fala em redes sociais, as empresas ainda estão se ajustando para a nova demanda. O caso mais expressivo é o do Facebook. Os serviços da empresa, que já eram utilizados por boa parte da população, aumentaram exponencialmente por conta do isolamento.
Na Itália, por exemplo, o número de pessoas que utilizam a rede social para fazer ligações em grupo cresceu em 1000%. Além disso, a empresa está lutando para se acomodar ao consumo de banda de seus próprios funcionários, já que sua força de trabalho (estimada em 45 mil pessoas) está toda trabalhando de casa.
A Globoplay (plataforma de streaming do Grupo Globo) informou que deixará apenas o formato de 720 pixels disponível para consumo dos usuários, desabilitando por tempo indeterminado os formatos 1080p e 4k.
Para entender como a diminuição de qualidade impacta na quantidade de dados gasta pelas plataformas, a Globoplay explicou que um capítulo de novela sob o formato de 720o consome 1,2GB de dados, enquanto o mesmo conteúdo fica em 2,5 GB com formato HD.
Na última terça-feira (24), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizou uma reunião com mais de 60 participantes do setor de serviços OTT para entender o planejamento dessas empresas para manter o fornecimento de conteúdos e outros serviços de banda larga mesmo com o alto uso.
Da parte das empresas de streaming, todas reforçaram o compromisso de manter o mesmo serviço, mas com qualidade de resolução menor.
*Com informações do MobileTime
Com mais de três décadas de experiência em liderança em tecnologia e estratégia de negócios,…
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