Convergência de Data Fabrics e IA generativa: o futuro do gerenciamento de dados
A combinação de Data Fabrics e IA Gen está transformando o cenário do gerenciamento de dados e da inteligência artificial
O cenário de gerenciamento de dados está em constante evolução, e a convergência de Data Fabrics e Inteligência Artificial Generativa (IA Gen) surge como um marco fundamental para empresas que buscam impulsionar a inovação e alcançar resultados transformadores.
Os Data Fabrics se consolidam como a base arquitetônica para a democratização do acesso aos dados, promovendo governança, segurança e padronização em todo o espectro de informações da organização. Essa camada essencial conecta fontes díspares e heterogêneas, independentemente de sua localização ou formato, fornecendo uma visão unificada e abrangente dos dados.
Leia também: Samsung integra IA para acelerar iniciativas sustentáveis em seus produtos
Já a IA Gen se destaca por sua capacidade de processar e gerar informações de forma inovadora, utilizando modelos de linguagem de última geração. Essa tecnologia abre um leque de possibilidades para a criação de conteúdo, tradução de idiomas, desenvolvimento de chatbots e muito mais.
A combinação de Data Fabrics e IA Gen se revela como um catalisador de valor para as empresas. Através da camada de dados integrada do Data Fabric, a IA Gen recebe o combustível necessário para operar com máxima eficiência. Os dados atualizados e contextualizados garantem que os modelos de IA Gen produzam resultados precisos e relevantes, impulsionando a tomada de decisões estratégicas e a otimização de processos.
Segundo um relatório da Gartner (Striving to Become a Data-Driven Organization? Start With 5 Key D&A Initiatives) até 2024, as implantações de Data Fabrics vão quadruplicar a eficiência no uso de dados, ao mesmo tempo em que vão reduzir pela metade as tarefas de gerenciamento de dados conduzidas por humanos.
Além disso, a pesquisa IDC FutureScape: Worldwide Data Fabric and Data Management Software 2023, estima que até 70% das empresas adotarão essa convergência entre Data Fabrics e IA Gen para reduzir o tempo de preparação de dados em 50%, permitindo um foco maior na inovação e na geração de insights estratégicos. Esses dados comprovam que a união dessas tecnologias não apenas otimiza a gestão de dados, mas também potencializa a capacidade analítica e criativa das empresas.
Um exemplo de empresa que obteve resultados concretos com a união entre Data Fabrics e IA Gen, é a Broadridge Financial Solutions, uma fintech líder de mercado. A InterSystems conseguiu oferecer uma solução eficiente para atingir o objetivo da Broadgridge de implementar um Data Fabric usando apenas 30% da infraestrutura em comparação a outras propostas. O resultado foi uma melhoria de 900% no desempenho, devido à eficiência de ter uma única cópia dos dados e executar todos esses processos de gerenciamento de dados nessa cópia única, além de simplificar drasticamente sua arquitetura e substituir diversos serviços individuais.
A combinação de Data Fabrics e IA Gen está transformando o cenário do gerenciamento de dados e da inteligência artificial, abrindo um amplo leque de oportunidades para as empresas que buscam impulsionar a inovação, aprimorar a tomada de decisões e alcançar resultados transformadores. Através da democratização do acesso aos dados e da capacidade de gerar informações de forma inteligente, essa união poderosa se configura como um diferencial estratégico para as organizações que desejam se destacar no cenário competitivo atual.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!