Construtivo e JHE desenvolvem projeto em BIM para obras da Sabesp

Para atender a uma solicitação da Sabesp, que exige que suas obras nas Estações Elevatórias de Esgoto sejam gerenciadas e fiscalizadas utilizando o BIM (Modelagem da Informação na Construção), a JHE, empresa de engenharia consultiva especializada no gerenciamento e supervisão de obras de infraestrutura, contratou a consultoria do Construtivo, empresa de Tecnologia da Informação especializada no setor de engenharia e construção, para apoiar dois projetos localizados na região de Santana do Parnaíba, em São Paulo.

A primeira etapa envolveu a modelagem em BIM 3D, na qual foram estabelecidos modelos interativos com informações inseridas em cada propriedade do projeto, como estrutura, arquitetura, hidráulica e elétrica. Nesta fase, o efeito imediato foi no planejamento da execução. “O modelo permitiu uma melhor compreensão do objeto a ser construído por parte dos envolvidos, o que certamente irá contribuir para a excelência no desempenho durante a execução”, aponta o Orlando Cassettari, engenheiro da JHE.

Com a modelagem parametrizada, passou-se para a fase BIM 4D, na qual foi realizada a integração dos modelos 3D com o planejamento e cronograma da obra por meio de vídeos que retratam o avanço da construção ao longo do tempo, separando ações de edificação, demolição e contração. Por fim, entrou o BIM 5D, que se refere à extração de quantitativos e vínculo com o orçamento.

“Todas as fases do projeto foram realizadas com o objetivo de integrar o setor de gerenciamento de obra, facilitar a troca de informações de forma segura e fidedigna, auxiliar no processo de medição de obra e melhorar a visualização dos projetos para suas inevitáveis compatibilizações e tomadas de decisão”, explica o presidente do Construtivo, Marcus Granadeiro. Segundo o executivo, o modelo impacta não apenas na construção devido à sua melhoria na eficiência, mas também no gerenciamento e na fiscalização.

Para a JHE, o BIM, quando utilizado na elaboração do projeto, produz um salto de qualidade na realização dos empreendimentos. “Seguindo essa modelagem em todas as suas etapas – concepção, projetos básico e executivo e execução da obra, os empreendimentos terão qualidade de construção, prazo e custos compatíveis com o que foi previsto. Temos a consciência de que como empresa gerenciadora, devemos nos preparar para acompanhar a evolução dos processos técnicos de elaboração de projetos e execução de obras e com isso melhor atender as necessidades dos clientes”, complementa Cassettari.

Recent Posts

Google anuncia expansão bilionária de centro de dados na Finlândia

A empresa-mãe do Google, Alphabet, revelou planos para expandir significativamente seu principal centro de dados…

13 horas ago

Diego Barreto assume como novo CEO do iFood

Diego Barreto foi nomeado como CEO do iFood, substituindo Fabricio Bloisi, que assumiu a liderança…

14 horas ago

Com “fábricas de IA”, Dell quer acelerar projetos de inteligência artificial de clientes

Acelerar projetos de inteligência artificial (IA) dos clientes através de uma oferta que combina computação,…

14 horas ago

Vittude lança mapeamento de saúde mental em empresas

A Vittude, startup especialista em atendimento de saúde mental para empresas, anunciou recentemente o lançamento…

15 horas ago

Nova funcionalidade do ChatGPT permite upload direto do drive

A OpenAI anunciou que o ChatGPT agora permite que usuários façam upload de arquivos diretamente…

16 horas ago

Sony Music adverte setor de tecnologia sobre uso indevido de conteúdo para IA

A Sony Music Group enviou uma carta a mais de 700 empresas de tecnologia e…

17 horas ago