A Via Varejo, grupo que administra a Casas Bahia e o Pontofrio, está modernizando a infraestrutura tecnológica de suas lojas físicas. Uma das principais iniciativas é habilitar Wi-Fi gratuito para clientes, garantindo velocidade e qualidade na conexão à internet.
Em paralelo, a nova estrutura viabilizará a implementação de uma nova plataforma de vendas com foco em ganho de eficiência da operação e mapeamento de circulação dos clientes dentro das lojas.
Julio Duram, diretor de TI da Via Varejo, explica que o projeto foi iniciado no início do segundo semestre e está sendo executado de forma totalmente on-line. Atualmente são três lojas em São Paulo (SP) em fase piloto e a meta é integrar a 250 lojas até o final do ano. Segundo o executivo, a expectativa é finalizar a implementação nas cerca de 950 lojas físicas até o final de 2018. “Temos produtos importantes nas lojas e ofertas como o retira rápido, em que o cliente compra na internet e retira na loja. Muitas pessoas querem experimentar produtos fisicamente, por isso a necessidade de modernizar tecnologias nas lojas”, conta.
Duram comenta que, além do novo recurso para navegação por parte de visitantes, a infraestrutura será essencial para empoderar o trabalho dos próprios vendedores. “Com essa nova rede, eles poderão mostrar fotos e características dos produtos direto nos terminais.”
A rede de Wi-Fi será alimentada por três provedores diferentes, o que garante a internet ativa em caso de instabilidade no sinal de uma das operadoras. O executivo explica também que o sistema será programado para distribuir igualmente a conexão de cada rede entre os usuários para que nenhuma delas fique sobrecarregada.
Outro diferencial do projeto, apontado por Duram, é a implementação da tecnologia SD-WAN, que permite gestão no tráfego para degustação de produtos, visualização de vídeos e imagens, acesso às redes sociais, entre outras ações. Dessa forma, as atividades operacionais das lojas realizadas via web serão preservadas em caso de congestionamento de conexão, já que a porcentagem de navegação para este fim será relativamente maior em relação a outras aplicações.
Duram explica que a rede permite segregar a conexão entre clientes internos, para degustação de produtos etc.
As antenas de Wi-Fi instaladas nas unidades se comunicam com um software de mapa de calor que consolidará informações sobre o comportamento de circulação e compra dos consumidores que estiverem com o Wi-Fi do smartphone ligado. “Cada loja terá três antenas e, com elas, consigo fazer a triangulação e consigo identificar pessoas com Wi-Fi ligado para acompanhar a movimentação”, conta.
Todos os dados serão armazenados em um serviço alocado em nuvem e permitirá à Via Varejo saber quantas pessoas entraram nas lojas em determinado dia e horário, por quanto tempo ficaram e por quais setores mais circularam.
Mas a empresa garante que esse levantamento vai considerar aparelhos que estiverem dentro e na calçada das unidades e serão gerados por identificação da interface Wi-Fi do telefone, respeitando a privacidade das pessoas, conforme estabelece o Marco Civil da Internet. “O sistema nunca vai conseguir relacionar com pessoas específicas, saber identidade etc. As informações são meramente estáticas e muito valiosas para medir tempo de final e tempo em cada setor, por exemplo”, completa.
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