Categories: Notícias

Casas Bahia e Pontofrio fortalecem conectividade nas lojas físicas

A Via Varejo, grupo que administra a Casas Bahia e o Pontofrio, está modernizando a infraestrutura tecnológica de suas lojas físicas. Uma das principais iniciativas é habilitar Wi-Fi gratuito para clientes, garantindo velocidade e qualidade na conexão à internet.

Em paralelo, a nova estrutura viabilizará a implementação de uma nova plataforma de vendas com foco em ganho de eficiência da operação e mapeamento de circulação dos clientes dentro das lojas.

Julio Duram, diretor de TI da Via Varejo, explica que o projeto foi iniciado no início do segundo semestre e está sendo executado de forma totalmente on-line. Atualmente são três lojas em São Paulo (SP) em fase piloto e a meta é integrar a 250 lojas até o final do ano. Segundo o executivo, a expectativa é finalizar a implementação nas cerca de 950 lojas físicas até o final de 2018. “Temos produtos importantes nas lojas e ofertas como o retira rápido, em que o cliente compra na internet e retira na loja. Muitas pessoas querem experimentar produtos fisicamente, por isso a necessidade de modernizar tecnologias nas lojas”, conta.

Duram comenta que, além do novo recurso para navegação por parte de visitantes, a infraestrutura será essencial para empoderar o trabalho dos próprios vendedores. “Com essa nova rede, eles poderão mostrar fotos e características dos produtos direto nos terminais.”

A rede de Wi-Fi será alimentada por três provedores diferentes, o que garante a internet ativa em caso de instabilidade no sinal de uma das operadoras. O executivo explica também que o sistema será programado para distribuir igualmente a conexão de cada rede entre os usuários para que nenhuma delas fique sobrecarregada.

SD-WAN

Outro diferencial do projeto, apontado por Duram, é a implementação da tecnologia SD-WAN, que permite gestão no tráfego para degustação de produtos, visualização de vídeos e imagens, acesso às redes sociais, entre outras ações. Dessa forma, as atividades operacionais das lojas realizadas via web serão preservadas em caso de congestionamento de conexão, já que a porcentagem de navegação para este fim será relativamente maior em relação a outras aplicações.

Duram explica que a rede permite segregar a conexão entre clientes internos, para degustação de produtos etc.

Mapa de calor

As antenas de Wi-Fi instaladas nas unidades se comunicam com um software de mapa de calor que consolidará informações sobre o comportamento de circulação e compra dos consumidores que estiverem com o Wi-Fi do smartphone ligado. “Cada loja terá três antenas e, com elas, consigo fazer a triangulação e consigo identificar pessoas com Wi-Fi ligado para acompanhar a movimentação”, conta.

Todos os dados serão armazenados em um serviço alocado em nuvem e permitirá à Via Varejo saber quantas pessoas entraram nas lojas em determinado dia e horário, por quanto tempo ficaram e por quais setores mais circularam.

Mas a empresa garante que esse levantamento vai considerar aparelhos que estiverem dentro e na calçada das unidades e serão gerados por identificação da interface Wi-Fi do telefone, respeitando a privacidade das pessoas, conforme estabelece o Marco Civil da Internet. “O sistema nunca vai conseguir relacionar com pessoas específicas, saber identidade etc. As informações são meramente estáticas e muito valiosas para medir tempo de final e tempo em cada setor, por exemplo”, completa.

Recent Posts

CodeBit: tecnologia para Fundações e Instituições é desafio por falta de investimento

A CodeBit nasceu com o objetivo de unir tecnologia com impacto social para mudar a…

14 horas ago

Apple Vision Pro é utilizado em cirurgia em Santa Catarina

O óculos de realidade virtual e aumentada da Apple, o Vision Pro, foi empregado por…

15 horas ago

BYD enfrenta desafios com desaceleração do lucro e guerra de preços na China

A BYD, uma das principais fabricantes de veículos elétricos da China, enfrenta dificuldades com seu…

15 horas ago

GitHub libera preview do ambiente Copilot Workspace

O GitHub anunciou, nessa segunda-feira (29), uma prévia técnica do Copilot Workspace, ambiente de desenvolvimento…

16 horas ago

Infoblox detalha operação DNS que controla Grande Firewall da China

A especialista em cibersegurança Infoblox divulgou nessa segunda-feira (29) um relatório em que seus pesquisadores…

17 horas ago

IA generativa: áreas de finanças, saúde e varejo buscam melhorar experiência do cliente

Empresas de todo o mundo, setores e tamanhos, estão olhando para a IA Generativa. Consequentemente,…

18 horas ago