Categories: Notícias

Conheça as principais ameaças dos últimos 12 meses

Todos os anos novas ameaças surgem e os riscos aumentam. No ano passado, as estrelas foram os ransomwares, que dobraram o número de investidas contra empresas, totalizando 50 mil tentativas de infecção em 2015.

Mas os últimos 12 meses também foram recheados de outros agentes maliciosos que esperam a menor brecha para atacar. Conheça os destaques para cada mês do ano passado, em uma lista levantada pela ESET e divulgada nessa segunda-feira (18/1) e fique de olho.

Janeiro – Foi identificado o CTB-Locker, um ransomware que criptografa arquivos no computador infectado e pede resgate em bitcoins. Os casos detectados ocorreram principalmente na Europa Oriental e América do Norte. Outra ameaça ocorrida no período refere-se aos usuários do Facebook vitimas de um cavalo de troia. O vírus infectou mais de 110 mil pessoas em 48 horas e publicava vídeos pornográficos no perfil da vítima infectada, além de marcar os amigos a fim de ampliar sua disseminação. 

Fevereiro – Os pesquisadores da ESET analisaram o Emotet, um malware dedicado a roubar credenciais bancárias que se espalha por meio de e-mails fraudulentos. A ameaça afetou em grande parte a Europa e a Alemanha usando URLs da América Latina. Outra ameaça foi o trojan Remtasu que se apoderou da Colômbia para roubar informações confidenciais armazenadas na área de transferência ou por meio de eventos do teclado de captura. 

Março – Um novo ransomware chamado Teslacrypt destacou-se, não só porque conseguia decifrar documentos e arquivos de mídia, mas também jogos de vídeo. Além disso, foi registrado que um menino de nove anos conseguiu roubar contatos, registros de chamadas e mensagens de um dispositivo Android em apenas 15 minutos. 

Abril – Os especialistas da ESET publicaram uma pesquisa sobre Linux / Mumblehard, uma botnet que tem como principal finalidade enviar um spam que se aproveita da proteção para direcionar endereços IP legítimos de máquinas infectadas. Também foi analisado a Operação Buhtrap, uma campanha direcionadas às empresas russas que usavam ferramentas personalizadas para analisar o conteúdo de computadores infectados, instalar um backdoor e implantar um sistema de módulos maliciosos de espionagem do sistema. 

Maio – Brasil conta com 90% dos casos de malware com extensão CPL.

Junho – Verificou-se que uma vulnerabilidade no Samsung Galaxy poderia afetar 600 milhões de usuários.

Julho – A ESET América Latina trabalhou na Operação Liberpy para interromper as atividades de uma botnet dedicada ao roubo de informações que afetou em 98% dos casos usuários latino-americanos. Outro evento de destaque foi o ataque a Ashley Madison, site de encontros extraconjugais, expôs os dados de 37 milhões de usuários e o ataque a empresa Hacking Team, que captou mais de 400GB de informações confidenciais

Agosto – Video falsos propagados pelo Facebook foram usados para roubar senhas dos usuários. O método usado consistia em enviar um vídeo que, quando acessado, direcionava a vítima para uma página falsa, onde era solicitado o compartilhamento do conteúdo na linha do tempo de amigos. Ainda durante o mês, uma campanha de alcance global usava vouchers falsos do Starbucks e outras marcas famosas, como McDonald, ZARA, entre outras, para roubo de informações. 

Setembro – Dois estudos foram apresentados no período. O primeiro refere-se ao trojan Odlanor que atacava os usuários dos jogos PokerStars e Full Tilt Poker, espionando as cartas dos adversários infectadas por meio da captura de tela. O segundo caso é um ransomware para Android, que realizava um sequestro virtual de um equipamento com o objetivo de extrair dinheiro de suas vítimas. Em geral, o golpe restringe o acesso ao sistema infectado e cobra o valor de resgate para que o acesso possa ser reestabelecido. 

Outubro – O criador do USB Killer afirmou que seu dispositivo personalizado poderia destruir um computador em segundos, a partir do transporte de uma carga negativa de 220 Volts para as linhas de sinal da porta, de maneira que os componentes ficassem sobrecarregados e, em seguida, destruísse a placa-mãe.

Novembro – Os servidores web também são alvo de ransomware, que se infiltra nos sites por meio de vulnerabilidades conhecidas em seus plugins ou nos softwares utilizados pelo webmaster. O Linux / Filecoder.A procura arquivos, páginas e imagens do local afetado baseado em Linux para pedir ao administrador para pagar resgate em bitcoins

Dezembro – Devido à estreia mundial de Star Wars Episódio VII, scams utilizaram o nome do filme para atrair mais usuários.

Recent Posts

Mercedes-Benz anuncia neutralidade de CO2 em unidades da Argentina

A operação da Mercedes-Benz na Argentina anunciou recentemente que todas as estruturas da empresa no…

34 minutos ago

Prioridades dos CIOs impulsionam inovações na Nutanix

Levantamento recente do Gartner indica que cinco áreas estão entre os principais focos dos CIOs…

1 hora ago

Voke e Scala divulgam relatórios de sustentabilidade

A especialista em locação de hardware Voke e a provedora de data centers Scala anunciaram,…

2 horas ago

IA aumentou carga de trabalho de equipes de TI, indica estudo

Mais de oito a cada 10 (82%) das equipes de TI brasileiras estão buscando formas…

2 horas ago

Google anuncia expansão bilionária de centro de dados na Finlândia

A empresa-mãe do Google, Alphabet, revelou planos para expandir significativamente seu principal centro de dados…

18 horas ago

Diego Barreto assume como novo CEO do iFood

Diego Barreto foi nomeado como CEO do iFood, substituindo Fabricio Bloisi, que assumiu a liderança…

19 horas ago